Chuvas deixam 9 dos 15 municípios de Roraima em situação de emergência

chuvas-deixam-9-dos-15-municipios-de-roraima-em-situacao-de-emergencia
Chuvas deixam 9 dos 15 municípios de Roraima em situação de emergência

publicidade

MARCELO TOLEDO
RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS)

As fortes chuvas que atingem Roraima desde o fim de maio deixaram 9 dos 15 municípios do estado em situação de emergência e isolaram comunidades.

Rorainópolis, Alto Alegre, Caracaraí, Mucajaí, Normandia, Uiramutã, Amajari, Bonfim e São Luiz do Anauá decretaram situação de emergência, e outros dois municípios —Caroebe e Iracema— devem seguir o mesmo caminho.

Neste final de semana, há 66 pontos críticos registrados no estado, que provocaram o isolamento em mais de 45 comunidades no interior roraimense. Pelo menos 50 mil pessoas foram afetadas pelos problemas decorrentes das chuvas.

Segundo o governo estadual, os maiores volumes pluviométricos se concentraram nas regiões norte e sul de Roraima e, em algumas das cidades atingidas, o índice acumulado chegou a 50 milímetros por dia. Isso fez aumentar o risco de alagamentos e transbordamentos de igarapés e rios.

Em Bonfim, a água levou três pontes e deixou mais de 7.000 pessoas sem acesso por terra, o que tornou necessário levar alimentos por embarcações.

No estado foi necessário também o uso do helicóptero do governo para transportar emergencialmente três crianças de comunidades isoladas, uma das quais vítima de picada de cobra. As demais tinham síndrome respiratória e uma fratura no braço.

Leia Também:  Câmara de Rio Verde analisa projetos de mobilidade e orçamento

Em seis municípios (São Luiz do Anauá, Mucajaí, Rorainópolis, Uiramutã, Bonfim e Normandia), 11 bloqueios foram registrados devido a trechos submersos, pontes destruídas ou rompimento de bueiros, segundo o Governo de Roraima.

De acordo com o estado, o nível do rio Branco chegou a 8 metros nesta semana, abaixo do recorde histórico para o mês, de 10,28 metros, mas o suficiente para provocar problemas às comunidades.

A orientação do estado é que os moradores evitem áreas de risco e não tentem passar por pontes, estradas ou estruturas que indiquem sinais de comprometimento, além de evitar locais alagados devido ao risco de contaminação da água e de possíveis doenças.

O cenário climático em Roraima ocorre dois meses depois de o estado ter liderado, em março, o número de focos de incêndio no Brasil, concentrando mais de um terço do total registrado no país.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade