Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados

trabalhadores-dos-correios-entram-em-greve-em-9-estados
Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados

publicidade

MATHEUS DOS SANTOS
FOLHAPRESS

Na última terça-feira (16), sindicatos de trabalhadores dos Correios aprovaram greve por tempo indeterminado em protesto contra medidas adotadas pela estatal e pela falta de um acordo coletivo e reajuste salarial para a categoria.

Ao todo, 12 sindicatos iniciaram a paralisação na noite de terça, enquanto outros 24 permanecem em estado de greve. A paralisação atinge estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Procurados, os Correios dizem que todas as agências continuam abertas e que a adesão à greve é parcial e localizada. “Para mitigar eventuais impactos operacionais, a empresa adotou medidas contingenciais que garantem a continuidade dos serviços essenciais à população.”

A estatal também afirma estar empenhada na construção de um consenso com as representações dos trabalhadores, sob a mediação do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Segundo Emerson Marinho, secretário-geral da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), a greve é resultado da postura da administração da estatal, que, segundo ele, tem desconsiderado os trabalhadores na definição de medidas para enfrentar a crise da empresa.

“Esse movimento tem estressado os trabalhadores e, embora o indicativo da categoria fosse de paralisação no dia 23, algumas entidades optaram por iniciar a greve imediatamente para sinalizar ao governo o descontentamento”, afirma.

Leia Também:  STF julga três ações que podem mudar regras da reforma da Previdência

De acordo com Marinho, a Fentect e a Findect (Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) devem se reunir ainda hoje com representantes do governo. As negociações por um acordo coletivo, segundo ele, continuam entre as entidades e a direção da estatal.

Os sindicatos restantes continuam com indicativo de greve a partir do dia 23. Para Marinho, o anúncio da greve pelas federações depende das propostas que serão enviadas pela estatal.

A categoria pede renovação do acordo coletivo e reajuste salarial no próximo ano. Além disso, afirma que trabalhadores estão sem acordo coletivo desde 1º de agosto e defene que o governo federal faça um aporte emergencial aos Correios.

Em nota, o Sintect de São Paulo, que deflagrou greve na última terça-feira, afirma que a paralisação é uma resposta à falta de avanços nas negociações. “Diante das ameaças de retirada de direitos e da precarização das condições de trabalho, a categoria permanece unida e determinada a resistir”, diz a entidade.

Na última quinta-feira (11), os Correios acionaram o TST (Tribunal Superior do Trabalho) diante do impasse nas negociações salariais e de benefícios. Em meio a uma grave situação financeira, a empresa pediu a mediação da corte com o objetivo de flexibilizar cláusulas do acordo coletivo que garantem benefícios acima do mínimo previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Leia Também:  Lula diz que Trump virou ‘amigo’ e que 2 homens de 80 anos não tem por que brigar

Embora sejam empregados públicos, os funcionários dos Correios são regidos pela CLT, diferentemente dos servidores da administração direta, que seguem o regime estatutário.

O atual acordo coletivo prevê incentivos como gratificação maior nas férias e pagamento de hora extra tripla aos fins de semana e feriados. Parte dessas cláusulas foi incorporada recentemente, quando a empresa já enfrentava dificuldades financeiras.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a despesa com pessoal dos Correios deve alcançar R$ 15,1 bilhões neste ano e é apontada como um dos principais desafios do plano de reestruturação da estatal -a empresa busca fechar empréstimo para bancar o plano.

SINDICATOS EM GREVE

Sintect/MG

Sintcom/PR

Sintect/PB

Sintect/VP (São José dos Campos – SP)

Sintect/RS

Sintect/SC

Sintect/CE

Sintect/MT

Sintect-CAS (Campinas-SP)

Sintect/RJ

Sintect/SP

Sintect/Santos

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade