Suprema Corte dos EUA mantém bloqueado o envio da Guarda Nacional para Chicago

suprema-corte-dos-eua-mantem-bloqueado-o-envio-da-guarda-nacional-para-chicago
Suprema Corte dos EUA mantém bloqueado o envio da Guarda Nacional para Chicago

publicidade

A Suprema Corte dos EUA bloqueou nesta terça, 23, a administração Trump de enviar tropas da Guarda Nacional para Chicago, uma derrota significativa para os esforços do presidente de enviar tropas para repreender a imigração ilegal.

Os juízes rejeitaram o pedido de emergência da administração republicana para reverter uma decisão da juíza distrital dos EUA April Perry, que havia bloqueado o envio das tropas. Um tribunal de apelações também se recusou a intervir. A Suprema Corte levou mais de dois meses para agir.

A ordem da alta corte não é uma decisão final, mas pode afetar outros processos que contestam as tentativas de Trump de enviar militares para outras cidades lideradas por democratas.

“Nesta fase preliminar, o Governo não conseguiu identificar uma fonte de autoridade que permitisse aos militares executar as leis em Illinois”, escreveu a maioria da alta corte.

O resultado é um raro revés na Suprema Corte para Trump, que havia conquistado vitórias repetidas em apelos de emergência desde que assumiu o cargo novamente em janeiro. A corte, dominada por conservadores, permitiu que ele banisse pessoas transgênero do exército, recuperasse bilhões de dólares de gastos federais aprovados pelo Congresso, agisse agressivamente contra imigrantes e demitisse líderes confirmados pelo Senado de agências federais independentes. (COM INFORMAÇÕES DA AP)

Leia Também:  Não sou amigo da Netflix e nem da Paramount, diz Trump sobre Warner Bros

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

Estadão Conteúdo

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade