O resultado preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Os candidatos aprovados na prova objetiva, primeira fase do concurso, agora têm acesso às suas notas individuais e ao espelho de correção por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A prova discursiva foi aplicada em 7 de dezembro apenas aos mais de 42 mil candidatos que atingiram a nota mínima na etapa inicial. Para cargos de nível superior, consistiu em duas questões valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos. Já para cargos de nível intermediário, foi uma redação dissertativo-argumentativa, com pontuação máxima de 30 pontos. As notas não foram arredondadas, e frações inferiores ao centésimo foram desprezadas. Candidatos que obtiveram zero foram eliminados.
Os concorrentes insatisfeitos com as notas preliminares podem interpor recursos a partir das 0h desta segunda-feira (26 de janeiro) até as 23h59 de terça-feira (27 de janeiro), pelo horário de Brasília. Os pedidos devem ser feitos na área do candidato, utilizando login e senha da plataforma Gov.br. O resultado dos recursos e o definitivo da prova discursiva serão divulgados em 18 de fevereiro.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), cerca de 8,5 mil dos habilitados para a segunda fase não compareceram, representando uma abstenção de aproximadamente 17%.
O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para intermediário. Dessas, 2.480 são de preenchimento imediato, e 1.172 para provimento em curto prazo após a homologação.
O concurso, conhecido como ‘Enem dos Concursos’, registrou 761.528 inscrições confirmadas de todos os estados brasileiros e 4.951 municípios. As provas ocorreram em dois dias, diferentemente da primeira edição em 2024.
A divulgação do resultado final, com listas de classificação para vagas imediatas e de espera, está prevista para 20 de fevereiro.












