Relatório da Oxfam critica priorização da riqueza dos bilionários por governos

relatorio-da-oxfam-critica-priorizacao-da-riqueza-dos-bilionarios-por-governos
Relatório da Oxfam critica priorização da riqueza dos bilionários por governos

publicidade

Um relatório da Oxfam, lançado por ocasião do Fórum Econômico Mundial de Davos 2026, acusa governos ao redor do mundo de priorizarem a proteção da riqueza e do poder político dos bilionários em detrimento da dignidade material, da voz política e das liberdades civis da maioria da população.

Intitulado ‘Resistindo ao Domínio dos Ricos: Defendendo a Liberdade Contra o Poder dos Bilionários’, o documento destaca como os super-ricos não apenas acumularam fortunas recordes, mas também utilizam essa riqueza para influenciar políticas, sociedades e economias. Em contraste, observa-se uma deterioração dos direitos civis e políticos para a população em geral, com repressão a protestos e silenciamento da oposição.

O relatório aponta a estagnação na redução da pobreza global. Em 2022, quase metade da população mundial, ou 3,83 bilhões de pessoas, vivia em pobreza. Além disso, uma em cada quatro pessoas enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave, com um aumento de 42,6% entre 2015 e 2024. Na África, houve um novo aumento da pobreza.

Segundo a Oxfam, esses problemas não são inevitáveis. Os governos podem optar por defender as pessoas comuns em vez dos oligarcas, e a organização das pessoas pode contrabalançar a riqueza extrema, promovendo um mundo mais justo e igualitário.

Leia Também:  Zelensky afirma que Ucrânia deveria ter eleições ou referendo sobre a questão territorial

O documento completo está disponível no site da Oxfam.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade