Programa Melhor em Casa leva cuidado especializado ao domicílio de pacientes SUS

programa-melhor-em-casa-leva-cuidado-especializado-ao-domicilio-de-pacientes-sus
Programa Melhor em Casa leva cuidado especializado ao domicílio de pacientes SUS

publicidade

O Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, oferece atendimento especializado no domicílio de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de acompanhamento regular fora do ambiente hospitalar. Voltado para indivíduos com doenças crônicas agudizadas, em reabilitação, cuidados paliativos ou limitações de locomoção, o programa é integrado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e organiza o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em articulação com a Atenção Primária, hospitais e outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O objetivo é garantir a integralidade do cuidado, reduzir internações prolongadas e desnecessárias, além de aproximar o SUS da rotina das famílias. As equipes multiprofissionais, compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudiólogos, realizam visitas regulares, monitoramento clínico, reabilitação intensiva e orientações aos familiares, com planos de cuidados individualizados.

A inclusão no programa ocorre por indicação de profissionais do SUS, como de unidades básicas de saúde ou hospitais, após avaliação das condições clínicas e estruturais do paciente. Essa abordagem proporciona mais conforto, diminui riscos de infecções hospitalares e libera leitos, mantendo o paciente em um ambiente familiar.

Leia Também:  Detran-GO alerta para risco de golpes envolvendo licenciamento e IPVA

Nos últimos anos, a atenção domiciliar se consolidou como estratégia essencial no SUS para enfrentar o envelhecimento populacional e o aumento de doenças crônicas. O Ministério da Saúde apoia estados e municípios com recursos técnicos e financeiros para implantar e qualificar as equipes, ampliando o acesso à atenção especializada.

“Levar a atenção especializada para dentro da casa das pessoas é uma forma concreta de tornar o SUS mais próximo, humano e resolutivo. O Programa Melhor em Casa fortalece a integralidade do cuidado, valoriza o papel da família e contribui para uma rede de atenção mais integrada e eficiente”, afirma Tarcísio Nema de Aquino, assessor técnico da Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar (CGADOM/DAHUD/SAES).

Mais do que uma alternativa à internação, o programa promove autonomia, acolhimento e corresponsabilização, reconhecendo o domicílio como espaço legítimo de cuidado e reforçando o compromisso com um SUS universal e humanizado.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade