Papa Leão XIV pede diálogo entre EUA e Cuba para evitar violência

papa-leao-xiv-pede-dialogo-entre-eua-e-cuba-para-evitar-violencia
Papa Leão XIV pede diálogo entre EUA e Cuba para evitar violência

publicidade

O papa Leão XIV expressou profunda preocupação com o aumento das tensões entre os Estados Unidos e Cuba, pedindo um “diálogo sincero e eficaz” para evitar violência e mais sofrimento ao povo cubano. A declaração foi feita após a oração do Angelus, neste domingo (1º), unindo-se aos bispos cubanos na exortação aos responsáveis pela promoção de negociações.

O pronunciamento do pontífice ocorre em meio às ameaças do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas a países que fornecem petróleo a Cuba. Trump justificou a medida como necessária para proteger a segurança nacional e a política externa dos EUA das “ações e políticas malignas do regime cubano”. Na semana passada, ele previu que Cuba entrará em colapso em breve, destacando que a Venezuela, principal fornecedora de petróleo para a ilha, não envia mais recursos desde a destituição de seu presidente, Nicolás Maduro, no início de janeiro.

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, declarou estado de emergência internacional, classificando o alerta tarifário americano como uma “ameaça incomum e extraordinária”.

Leia Também:  G7 lançará aliança para combater domínio da China sobre terras raras

No sábado, Trump reiterou o apelo para que Cuba negocie com os Estados Unidos, afirmando a repórteres a bordo do Air Force One, a caminho da Flórida, que “não precisa ser uma crise humanitária”.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade