ONU convoca reunião de emergência após ataques russos com míssil Orechnik

onu-convoca-reuniao-de-emergencia-apos-ataques-russos-com-missil-orechnik
ONU convoca reunião de emergência após ataques russos com míssil Orechnik

publicidade

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai se reunir na segunda-feira (12) a pedido da Ucrânia, após novos ataques russos que incluíram o uso do míssil balístico Orechnik em Lviv.

A agenda do conselho foi alterada e publicada na sexta-feira (9) à noite. Os bombardeios, ocorridos na noite de quinta para sexta-feira, privaram de aquecimento metade dos edifícios residenciais de Kiev, levando o presidente da Câmara da capital ucraniana a apelar para que a população saísse temporariamente da cidade. Foi a segunda vez desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, que a Rússia utilizou esse míssil de última geração.

“A Rússia atingiu novo nível terrível de crimes de guerra e crimes contra a humanidade nos ataques contra civis e infraestruturas civis na Ucrânia”, denunciou o embaixador da Ucrânia na ONU, Andrii Melnyk, em uma carta solicitando a reunião. Ele destacou que o ataque com o Orechnik representa uma ameaça grave à segurança europeia e à estabilidade regional.

O pedido ucraniano foi apoiado por seis membros do Conselho de Segurança: França, Reino Unido, Letônia, Dinamarca, Grécia e Libéria, segundo fontes diplomáticas.

Leia Também:  Embaixada dos EUA no Brasil divulga vídeo em que trata autodeportação como ‘presente de fim de ano’

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade