Juíza federal bloqueia revogação de status legal de 8 mil imigrantes nos EUA

juiza-federal-bloqueia-revogacao-de-status-legal-de-8-mil-imigrantes-nos-eua
Juíza federal bloqueia revogação de status legal de 8 mil imigrantes nos EUA

publicidade

Uma juíza federal em Boston bloqueou a tentativa do governo do presidente Donald Trump de revogar o status legal de mais de 8,4 mil familiares de cidadãos americanos vindos de sete países latino-americanos.

A juíza distrital Indira Talwani emitiu uma liminar preliminar na noite de sábado (24) que impede o Departamento de Segurança Interna (DHS) de encerrar a entrada condicional humanitária concedida a pessoas de Cuba, Haiti, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Esses programas de reunificação familiar foram criados ou modernizados durante a administração do presidente Joe Biden, permitindo que cidadãos americanos ou residentes permanentes patrocinassem familiares para viverem nos EUA enquanto aguardavam vistos de imigrante.

O governo Trump anunciou em 12 de dezembro o encerramento desses programas, alegando inconsistência com suas prioridades de fiscalização da imigração e abusos para burlar processos tradicionais. A revogação estava prevista para 14 de janeiro, mas Talwani concedeu uma restrição temporária de 14 dias e, em seguida, a liminar de longo prazo.

Na decisão, Talwani criticou a falta de justificativa do DHS, liderado pela secretária Kristi Noem, para as preocupações com fraudes ou o impacto nos indivíduos, muitos dos quais venderam bens em seus países de origem. Ela descreveu a mudança como ‘arbitrária e caprichosa’.

Leia Também:  Médico morre após salvar filhas de afogamento em praia do Paraná

O DHS não respondeu a pedidos de comentário. A ação faz parte de uma contestação mais ampla por defensores de imigrantes contra reversões de políticas de entrada condicional temporária.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade