O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira (21) nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste do Brasil. O fenômeno é causado pelo deslocamento de uma zona de convergência do Atlântico Sul, que deve trazer precipitações significativas ao longo do dia, com exceção da Região Sul, que permanece sem alertas.
Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, centro-oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e parte do Amazonas estão sob o nível de perigo mais intenso. Nesses locais, o volume de chuvas pode atingir pelo menos 50 mm por dia até domingo. Especificamente para esta quarta, o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e a região de Rio Verde, em Goiás, podem registrar até 100 mm de precipitação.
Essa quantidade elevada de chuva aumenta o risco de deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamento de rios nas áreas afetadas. Além disso, o Inmet prevê chuvas superiores a 50 mm na faixa que vai do Rio Grande do Norte até São Luís, no Maranhão, e também no Amapá.
As temperaturas máximas previstas para as capitais nesta quarta-feira variam, com máximas como 35ºC em Boa Vista e mínimas mais amenas em Belo Horizonte e São Paulo, ambos em 22ºC. A lista completa inclui: Aracaju (31ºC), Belém (33ºC), Brasília (25ºC), Campo Grande (32ºC), Cuiabá (31ºC), Curitiba (24ºC), Florianópolis (28ºC), Fortaleza (30ºC), Goiânia (27ºC), João Pessoa (31ºC), Macapá (31ºC), Maceió (32ºC), Manaus (32ºC), Natal (31ºC), Palmas (30ºC), Porto Alegre (29ºC), Porto Velho (30ºC), Recife (31ºC), Rio Branco (29ºC), Rio de Janeiro (25ºC), Salvador (31ºC), São Luís (30ºC), Teresina (33ºC) e Vitória (23ºC).










