GDF atende 47 pessoas em situação de rua em ação integrada no DF

gdf-atende-47-pessoas-em-situacao-de-rua-em-acao-integrada-no-df
GDF atende 47 pessoas em situação de rua em ação integrada no DF

publicidade

Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, atendeu 47 pessoas em 18 pontos localizados no Plano Piloto, Taguatinga e Guará. A operação resultou na remoção de 34 estruturas precárias e nove caminhões de entulho, com a participação integrada de diversas secretarias e órgãos do governo.

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, destacou que as ações visam coordenar esforços entre os órgãos para oferecer atendimento respeitoso e efetivo, promovendo dignidade, reinserção e cidadania. ‘Esse trabalho representa uma resposta concreta a uma realidade complexa, com foco na dignidade das pessoas e na efetivação de políticas públicas que vão além da emergência’, declarou ele.

Durante as abordagens, as equipes forneceram serviços de saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais de estimação e benefícios como deslocamento interestadual e um auxílio excepcional de R$ 600 para pagamento de aluguel. Também foram oferecidas vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

Leia Também:  Agentes de imigração dos EUA prendem adolescente brasileiro de 13 anos

A operação contou com profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), além de agentes da Segurança Pública (SSP-DF), polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, DF Legal, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Novacap, Codhab e Detran-DF.

No balanço diário, na terça-feira (20), oito pessoas foram atendidas no Plano Piloto, com remoção de sete estruturas e dois caminhões de entulho. Na quarta (21), oito atendimentos em três pontos do Plano Piloto, quatro estruturas e um caminhão removidos. Na quinta (22), sete pessoas no Guará, cinco estruturas e um caminhão. Na sexta (23), 12 atendimentos em Taguatinga, oito estruturas e dois caminhões. No sábado (24), oito no Plano Piloto, dez estruturas e dois caminhões. No domingo (25), quatro atendimentos e dois caminhões removidos.

O Distrito Federal foi pioneiro ao implementar um plano de política pública após a suspensão de abordagens pela população de rua pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações iniciaram com testes em maio de 2024 na Asa Sul e Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas. Em 2025, foi inaugurado o primeiro hotel social em Brasília, com 200 vagas para pernoite, incluindo espaço para animais de estimação, que registrou mais de mil acolhimentos na primeira semana.

Leia Também:  Suprema Corte dos EUA mantém bloqueado o envio da Guarda Nacional para Chicago

Desde 2022, o GDF promove a Ação Contra o Frio em períodos de baixas temperaturas, com espaços para pernoite. Neste ano, a unidade na Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, além de distribuição de casacos e cobertores via campanha Agasalho Solidário.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade