Enem tem questões sobre padrão de beleza com Paolla Oliveira e transição energética

enem-tem-questoes-sobre-padrao-de-beleza-com-paolla-oliveira-e-transicao-energetica
Enem tem questões sobre padrão de beleza com Paolla Oliveira e transição energética

publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A prova do Enem deste domingo (9) trouxe questões que discutiram o padrão de beleza imposto às mulheres, carros elétricos e a cultura afro-brasileira, com orixás, religiosidade, discriminação e racismo.

O tema da redação do exame foi “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Uma das questões apresentou as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie para tratar sobre o padrão de beleza. Também houve uma pergunta que tratava sobre saúde mental no esporte, com uma referência à skatista Raíssa Leal.

Uma das novidades da prova, segundo professores de cursinho, foi a redução da quantidade de textos.

Na prova de linguagens, por exemplo, um único texto foi usado para dez questões.

“Foi uma inovação muito bem-vinda, porque permite explorar diversas dimensões do texto, em vez de reforçar a dispersão de leituras muito específicas e focalizadas”, disse Rafael Alverne, coordenador de Linguagens do Colégio Andrews.

Eles também destacaram a forte presença de temas relacionados a questões ambientais. Uma delas, por exemplo, relacionava a diminuição de chuvas e o desmatamento na Amazônia e o deslocamento de massas de ar que transportam poluentes de um continente para o outro.

Leia Também:  Tabloides britânicos denunciados pelo príncipe Harry afirmam que usaram fontes legítimas

“Tivemos um conjunto de questões ligadas a fontes de energia. A gente já esperava considerando que essa transição energética tem que ser uma transição rápida e que há uma urgência climática”, disse Altieris Lima, professor de Geografia da Escola SEB Lafaiete.

Em história, os professores destacaram a ausência de questões sobre a ditadura e pouca abordagem sobre a história do Brasil. “Tiveram apenas algumas questões sobre história colonial e uma questão sobre Era Vargas”, diz Pedro Zonta, professor de História da Escola SEB Lafaiete.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade