Brasília (DF), 23 de janeiro de 2026 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao Ministério da Defesa, e o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército Brasileiro, assinaram nesta sexta-feira um acordo para a implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam) na unidade do Censipam em Manaus (AM). A solenidade ocorreu na sede do Censipam, em Brasília.
Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou a importância de expandir instituições como o IME para outras regiões, gerando oportunidades. “Nós precisamos respeitar a nossa integração, mas nós precisamos também respeitar as nossas necessidades regionais”, afirmou. Ele citou exemplos como o novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza (CE) e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador (BA).
O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, enfatizou os desafios singulares da região amazônica, devido à sua dimensão continental, riqueza ambiental e relevância estratégica. Segundo ele, isso exige soluções inovadoras baseadas no conhecimento científico, uso inteligente de dados e tecnologias avançadas.
O acordo busca fortalecer a cooperação entre os dois órgãos na promoção de pesquisa aplicada, formação de recursos humanos especializados e utilização de tecnologias avançadas. O Censipam e o IME farão intercâmbio técnico, compartilharão dados e formularão projetos conjuntos em áreas como sensoriamento remoto, modelagem ambiental, ciência de dados, engenharia e tecnologias de defesa.
Além disso, o pacto inclui a integração de pesquisadores e engenheiros do IME em atividades do Censipam, além de estudos, cursos, oficinas e ações colaborativas para gerar soluções tecnológicas aplicáveis à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
Entre os resultados esperados, destacam-se a integração operacional com compartilhamento de informações, infraestrutura e apoio técnico-científico; atuação conjunta para soluções em defesa, monitoramento ambiental e inovação tecnológica; e a criação de um ambiente para experimentação e validação tecnológica, aproveitando as capacidades do Censipam em sensoriamento remoto e processamento de dados.
O evento contou com a presença do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Marcos Amaro; do senador Eduardo Braga (AM); da Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo; do Diretor-Geral do Censipam, Richard Fernandez Nunes; e do Comandante do IME, General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, além de outras autoridades militares e civis.









