Censipam e IME assinam acordo para criar instituto na Amazônia

censipam-e-ime-assinam-acordo-para-criar-instituto-na-amazonia
Censipam e IME assinam acordo para criar instituto na Amazônia

publicidade

Brasília (DF), 23 de janeiro de 2026 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao Ministério da Defesa, e o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército Brasileiro, assinaram nesta sexta-feira um acordo para a implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam) na unidade do Censipam em Manaus (AM). A solenidade ocorreu na sede do Censipam, em Brasília.

Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, destacou a importância de expandir instituições como o IME para outras regiões, gerando oportunidades. “Nós precisamos respeitar a nossa integração, mas nós precisamos também respeitar as nossas necessidades regionais”, afirmou. Ele citou exemplos como o novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na Base Aérea de Fortaleza (CE) e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), em Salvador (BA).

O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, enfatizou os desafios singulares da região amazônica, devido à sua dimensão continental, riqueza ambiental e relevância estratégica. Segundo ele, isso exige soluções inovadoras baseadas no conhecimento científico, uso inteligente de dados e tecnologias avançadas.

Leia Também:  Renan quer concluir votação de IR até semana que vem e ainda busca solução para tema não voltar à Câmara

O acordo busca fortalecer a cooperação entre os dois órgãos na promoção de pesquisa aplicada, formação de recursos humanos especializados e utilização de tecnologias avançadas. O Censipam e o IME farão intercâmbio técnico, compartilharão dados e formularão projetos conjuntos em áreas como sensoriamento remoto, modelagem ambiental, ciência de dados, engenharia e tecnologias de defesa.

Além disso, o pacto inclui a integração de pesquisadores e engenheiros do IME em atividades do Censipam, além de estudos, cursos, oficinas e ações colaborativas para gerar soluções tecnológicas aplicáveis à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Entre os resultados esperados, destacam-se a integração operacional com compartilhamento de informações, infraestrutura e apoio técnico-científico; atuação conjunta para soluções em defesa, monitoramento ambiental e inovação tecnológica; e a criação de um ambiente para experimentação e validação tecnológica, aproveitando as capacidades do Censipam em sensoriamento remoto e processamento de dados.

O evento contou com a presença do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Marcos Amaro; do senador Eduardo Braga (AM); da Secretária-Geral do Ministério da Defesa, Cinara Wagner Fredo; do Diretor-Geral do Censipam, Richard Fernandez Nunes; e do Comandante do IME, General de Divisão Juraci Ferreira Galdino, além de outras autoridades militares e civis.

Leia Também:  Doações para Rio Bonito do Iguaçu podem ser feitas em quartéis dos Bombeiros no PR

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade