Brasil e Paraguai negociam sobre Itaipu após suposta espionagem

brasil-e-paraguai-negociam-sobre-itaipu-apos-suposta-espionagem
Brasil e Paraguai negociam sobre Itaipu após suposta espionagem

publicidade

O Paraguai anunciou nesta segunda-feira (17) a retomada das negociações com o Brasil sobre as tarifas da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, interrompidas em abril devido ao escândalo de espionagem do governo brasileiro em 2022.

Segundo a imprensa brasileira, a espionagem começou em junho daquele ano, ordenada pelo governo do então presidente, Jair Bolsonaro. Brasília buscava esclarecer a posição do Paraguai nas negociações entre os dois países sobre o preço da energia de Itaipu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que interrompeu a operação de espionagem em março de 2023, três meses após tomar posse.

O chanceler Mauro Vieira viajou hoje a Assunção com um relatório sobre o assunto, que apresentou ao colega paraguaio, Rubén Ramírez. Após a entrega do documento e as explicações pertinentes, os dois governos anunciaram o fim do conflito: “O Paraguai dá por encerrado o caso, e os dois países concordaram em retomar as negociações” sobre a central de Itaipu, disse Ramírez.

A hidrelétrica foi construída no rio Paraná, fronteira natural entre Brasil e Paraguai, e sua propriedade é compartilhada entre os dois países. Vieira afirmou que o governo brasileiro está tomando as medidas para permitir a identificação dos envolvidos.

Leia Também:  Começa o 2º dia de aplicação do Enem em todo o Brasil

© Agence France-Presse

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade