PT aciona Justiça contra deputado por post que liga partido ao narcotráfico

pt-aciona-justica-contra-deputado-por-post-que-liga-partido-ao-narcotrafico
PT aciona Justiça contra deputado por post que liga partido ao narcotráfico

publicidade

São Paulo, 05 – O Partido dos Trabalhadores (PT) ajuizou ação na 2.ª Vara Cível de Brasília contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP). A sigla pede retirada imediata de publicações em redes sociais que associam o PT ao narcotráfico e requer R$ 30 mil por danos morais. O pedido inclui tutela de urgência para remoção do conteúdo.

As postagens foram feitas após a repercussão internacional da ação dos Estados Unidos na Venezuela, que depôs o ditador Nicolás Maduro do poder. Nos autos, o PT afirma que o deputado difundiu narrativa falsa ao sugerir vínculo do partido com organizações criminosas.

“Com efeito, o requerido tem empreendido uma campanha virtual de degradação da honra objetiva do Partido dos Trabalhadores, tentando de forma vil e repugnante associar a imagem de que o requerente é alinhado com o crime organizado”, diz trecho da petição.

Em um dos vídeos publicados por Bilynskyj, o deputado exibe imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Nicolás Maduro e afirma que o venezuelano teria sido preso por tráfico e financiado o PT. O parlamentar também faz outras associações entre o partido e o narcotráfico internacional.

Leia Também:  Bolsonaro deve passar o réveillon no hospital, diz equipe médica

O PT pede que a Justiça determine, de forma imediata, a remoção das publicações consideradas ofensivas das plataformas digitais, além da condenação do deputado ao pagamento de R$ 30 mil por danos morais.

O pedido argumenta que a manutenção do conteúdo no ar amplia o alcance da desinformação e compromete o debate público, sobretudo em um ano sensível do ponto de vista eleitoral.

“A demora na retirada do conteúdo ofensivo contribui para a consolidação da falsa narrativa, alimentando e incentivando o discurso de ódio e a desinformação, o que reforça o risco iminente de danos profundos e difíceis de reparar à honra e à imagem do autor”, argumenta a defesa.

Após a ação ser protocolada, Bilynskyj reagiu nas redes sociais com ironia. Em um vídeo publicado no Instagram, o deputado aparece girando em um scooter de mobilidade, em tom de deboche ao processo.

Estadão Conteúdo

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade