Projeto estende Lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos

projeto-estende-lei-maria-da-penha-a-casais-homoafetivos-masculinos
Projeto estende Lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos

publicidade

O Projeto de Lei 891/25, de autoria do deputado Bacelar (PV-BA), busca estender a aplicação da Lei Maria da Penha a casais homoafetivos masculinos em contextos de subalternidade. Pelo texto, a legislação seria aplicada a relações afetivo-familiares envolvendo homens gays ou que incluam travestis e mulheres transexuais.

A iniciativa surge em resposta a um vácuo legislativo reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Mandado de Injunção (MI) 7452. A Corte entendeu que a ausência de previsão expressa na lei configura uma inconstitucionalidade por omissão do Congresso Nacional.

Bacelar destaca que o objetivo é garantir direitos e liberdades constitucionais, além de segurança jurídica a esses grupos vulneráveis. Ele cita uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que considerou aplicável a Lei Maria da Penha a uma vítima mulher, independentemente do sexo biológico, em caso de violência em ambiente familiar.

Na visão do deputado, o elemento central da lei é o gênero feminino, que nem sempre coincide com o sexo biológico. “Apesar de haver outras normas que responsabilizam de forma genérica agressões e outros delitos contra a vida e a integridade física, a Lei Maria da Penha prevê uma série de medidas protetivas reconhecidamente eficazes para resguardar a vida das mulheres vítimas de violência doméstica”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Ex-coordenador do INSS é conduzido coercitivamente para depor na CPMI

O projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, ainda precisa de aprovação no Senado Federal.

Com informações da Agência Câmara

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade