O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (12/1) ter “gratidão” pelo papel do governador Ronaldo Caiado nas mudanças do transporte coletivo metropolitano e disse não haver “briga” entre os entes. Em entrevista na posse do novo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Adonídio Neto, Mabel elogiou a iniciativa estadual e ressaltou que a prefeitura analisa, tecnicamente, eventuais questões estruturais “dentro da legalidade”.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de judicializar a nova lei que altera a governança do transporte metropolitano — a Lei Complementar 122/2025 —, Mabel disse que a prefeitura está observando e analisando a questão com apoio técnico, mas reforçou o respeito institucional entre Executivo municipal e estadual.
Questionado se concorda com a afirmação do governador de que prefeitos deveriam ter “gratidão” pela estadualização da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Mabel respondeu que esse sentimento é mais amplo.
“Eu acho que não só os prefeitos, mas a população em geral tem que ter um sentimento de gratidão ao governador. O governador, na época da pandemia, teve a coragem de enfrentar esse problema [do transporte coletivo na grande Goiânia]. É um problema grave, é um problema que é grave no Brasil inteiro e que precisa ser feito como ele fez. Com coragem. As empresas acreditaram, os municípios acreditaram. Então, isso tudo nós temos que ter, sim, uma gratidão”, afirmou.
Prefeito discursa durante posse do secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços
Ao falar sobre a possibilidade de ação judicial, Mabel explicou que a prefeitura está encaminhando a análise técnica antes de qualquer medida e descartou confronto político como motivação.
“A questão estrutural nós estamos observando, estamos analisando, porque chamamos uma pessoa técnica para poder analisar. Agora, o sentimento meu com o governador, não existe briga nessas histórias. É um sentimento que nós temos que trazer dentro da legalidade”, pontuou.
“Então, eu tenho o maior respeito pelo governador, sobretudo, nessa área de transporte coletivo. Como prefeito de Goiânia, eu elegi o transporte coletivo como prioridade de Goiânia. Então, eu tenho todo o cuidado que eu posso ter com o transporte coletivo”, acrescentou.
‘Tarifa única pesa, mas traz melhorias’
Mabel detalhou as transformações previstas para o sistema e defendeu a integração entre os municípios da região metropolitana. Ele voltou a dizer que a metronização e sincronizando de todos os semáforos vão dar rapidez aos corredores de ônibus.
“A tarifa única, é um negócio que, lógico, pesa para a Goiânia também, pesa para a Aparecida, mas é uma coisa que integra os municípios, dá condição [para melhoria] do transporte coletivo”, completou o prefeito, citando que hoje a frota está ficando toda nova, com ar-condicionado, com wi-fi
Sobre a acusação da empresa Rápido Araguaia de que a crise financeira decorre de atrasos nos pagamentos dos subsídios por parte dos municípios, Mabel negou a versão e disse que a gestão municipal regularizou compromissos herdados.
“Não é verdade isso. A Prefeitura de Goiânia pagou estreitamente em dia os seus compromissos que estavam combinados. Os compromissos que não estavam ainda definidos, que nós, prefeitos novos, pegamos um impacto de quase 40% no custo que a prefeitura tiveram que arcar. Não existia dinheiro para isso. Não existia forma de se fazer isso”, afirmou.
Segundo disse, ao assumir havia seis meses de atraso dos repasses deixado pelo prefeito anterior no transporte coletivo, o que representa quase R$ 200 milhões, que, de acordo co ele, estão sendo pagos.
“Essa diferença é uma diferença que nós não concordamos com ela. Agora fizemos um acerto em relação a essa diferença e vamos fazer com que ela possa ser paga. Mas eu não acho que a dificuldade é essa não. Acho que a dificuldade é que a velocidade do investimento foi maior do que os municípios podiam absorver. Mas agora isso também já está sincronizado, já se esticou um pouquinho mais, e isso daí vai se normalizar também”, finalizou.
O post Mabel destaca ‘gratidão’ com Caiado por melhorias no transporte coletivo apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












