Lula planeja enviar projeto de fim da escala 6×1, bandeira de campanha, em regime de urgência

lula-planeja-enviar-projeto-de-fim-da-escala-6×1,-bandeira-de-campanha,-em-regime-de-urgencia
Lula planeja enviar projeto de fim da escala 6×1, bandeira de campanha, em regime de urgência

publicidade

Brasília, 02 – O governo tem pressa para a votação da proposta que prevê o fim da jornada de trabalho 6×1, bandeira da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, e por isso deve enviar à Câmara um projeto de lei em regime de urgência constitucional. Esta é a alternativa em estudo no Palácio do Planalto para apressar a análise do tema.

“Estamos avaliando essa possibilidade, sim”, disse a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A Constituição determina que um projeto em regime de urgência deve tramitar em até 45 dias na Câmara e mais 45 dias no Senado.

O governo teme que o escândalo do Banco Master, com suas conexões políticas, atrapalhe as votações no Congresso neste ano eleitoral, que é mais curto. No segundo semestre, deputados e senadores devem fazer uma espécie de recesso branco para se dedicar às suas campanhas.

Na mensagem enviada por Lula ao Congresso nesta segunda-feira, 2, com as prioridades do governo para 2026, o fim da escala 6×1 consta como um dos “desafios” do Executivo ao lado de outros projetos, como o da regulação do trabalho por aplicativos e a PEC da Segurança Pública.

Leia Também:  Caiado amplia eficiência policial com ferramenta IA Contra o Crime

Atualmente, quatro propostas de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei tramitam no Congresso sobre o assunto, mas não há acordo sobre a carga horária semanal de trabalho, por exemplo. “Acho que é melhor tentarmos juntar as propostas e enviar um novo texto”, afirmou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Nesta quarta-feira, 4, Lula vai oferecer um churrasco na Granja do Torto ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos deputados que lideram bancadas de partidos aliados.

A confraternização também terá o objetivo de acertar os ponteiros das votações para os próximos meses, após um ano de muitas turbulências.

Estadão Conteúdo

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade