Câmara de Aparecida cria selo que reconhece empresa protetora da mulher

camara-de-aparecida-cria-selo-que-reconhece-empresa-protetora-da-mulher
Câmara de Aparecida cria selo que reconhece empresa protetora da mulher

publicidade

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (3/12), o Projeto de Lei nº 156/2025. A matéria institui o Selo Empresa Amiga da Mulher no município. De autoria do vereador Tales de Castro (PSB), o projeto tem como objetivo reconhecer empresas que contratarem mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A proposta busca incentivar a inclusão profissional dessas mulheres. A intenção é ampliar suas oportunidades de emprego e fortalecer sua autonomia financeira por meio do trabalho.

Pelo texto aprovado, o selo será concedido pelo Poder Executivo. A certificação será destinada a empresas que cumprirem uma série de requisitos. Entre eles está a contratação de vítimas encaminhadas por órgãos competentes, com garantia de condições dignas de trabalho e igualdade salarial.

Também são exigências a oferta de capacitação, a existência de políticas internas de acolhimento e apoio psicológico, além da promoção de ações de conscientização sobre violência contra a mulher no ambiente de trabalho. A regulamentação da certificação e a análise dos pedidos de concessão ficarão a cargo do Executivo municipal.

Ao defender o projeto, o vereador Tales de Castro destacou a importância da medida.

Leia Também:  Braga inclui jabutis de termelétricas a gás natural e a carvão em MP para o setor elétrico

“A inserção no mercado de trabalho é uma das principais ferramentas para romper o ciclo de violência e promover independência das vítimas”, afirmou.

Ele também enfatizou que a iniciativa estimula práticas empresariais de responsabilidade social. A proposta, segundo o autor, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a proteção das mulheres.

Outros projetos aprovados

Também durante a sessão desta quarta-feira (3/12), foi aprovado projeto que fortalece a inclusão socioafetiva de alunos neurodivergentes da rede municipal. A proposta determina que o atendimento pedagógico respeite as particularidades de cada estudante e exige que os profissionais tenham formação adequada, além de prever métodos de ensino que se ajustem às necessidades individuais.

Os autores, os vereadores Tales de Castro e Tatá Teixeira, afirmam que o objetivo é ampliar a participação e o desenvolvimento de estudantes com diagnósticos como TEA, dislexia, TDAH, dispraxia e síndrome de Tourette. Eles ressaltam que a inclusão demanda mudanças no olhar pedagógico e a construção de um ambiente escolar acolhedor, que reduza o preconceito.

Ataídes Neguinho, autor da proposta da criação do Banco de Ideias para subsidiar a elaboração de projetos de lei

Leia Também:  Sheinbaum aborda ‘segurança com respeito às soberanias’ em ligação com Trump

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Resolução nº 018/2025, que institui o Banco de Ideias Populares na Câmara. A proposta cria um canal permanente para que moradores enviem sugestões de criação ou alteração de leis municipais, fortalecendo a interlocução entre sociedade e Parlamento.

O Banco de Ideias funcionará no site oficial da Casa, por meio de um formulário eletrônico. As sugestões validadas serão catalogadas e ficarão disponíveis para consulta pública, podendo subsidiar a elaboração de projetos de lei. O autor, vereador Ataídes Neguinho (MDB), destaca que a iniciativa busca aproximar a sociedade do processo legislativo e estimular a participação cidadã.

O post Câmara de Aparecida cria selo que reconhece empresa protetora da mulher apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade