O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), entregou nesta segunda-feira (12/1), quatro novos helicópteros às forças de segurança pública do Estado, ampliando a estrutura de policiamento aéreo e fortalecendo a atuação da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg). A solenidade foi realizada na Praça Cívica, em Goiânia, e marca a consolidação de investimentos estratégicos na área, elevando para oito o número de aeronaves em operação no território goiano.
O investimento ultrapassa R$ 135 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. As aeronaves, do modelo Airbus/Helibras AS350B3a (H125), da família Esquilo, são reconhecidas pela robustez, segurança e alto desempenho, permitindo apoio direto às equipes em solo, acompanhamento em tempo real de ocorrências e acesso rápido a áreas de difícil alcance, como regiões rurais, rodovias e zonas de mata.
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado destacou que a ampliação da frota aérea representa uma mudança estrutural na segurança pública estadual:
“Quando eu cheguei no estado, tinha apenas um helicóptero funcionando. Era uma total ausência de infraestrutura para a nossa polícia. Trabalhamos fortemente durante esses anos todos e hoje entregamos algo inédito, expandindo as ações da cobertura aérea”, afirmou.
Segundo ele, a descentralização das aeronaves é essencial para dar mais eficiência às operações policiais.
Luziânia e Rio Verde terão bases aéreas policiais
Como parte desse planejamento, Caiado anunciou a criação de novas bases aéreas policiais em Goiás: “Luziânia será a base no Entorno, e a outra será em Rio Verde. Depois, vamos fazer na região Norte e ir ampliando, com o Daniel Vilela, pelo estado todo para agilizar as ações no combate à criminalidade”, explicou o governador.
Do total de helicópteros entregues, dois foram destinados à Polícia Militar, um à Polícia Civil e outro ao Saeg, responsável pela gestão e operação das aeronaves do Governo do Estado. Um dos equipamentos da PM possui sistema de imageamento aéreo, que possibilita o policiamento noturno e a identificação de pontos de calor.
Foto: Secom
“Durante mais de 40 anos, permanecemos com um helicóptero fazendo a segurança da sociedade. Hoje a realidade é outra. Nós da PM estamos com quatro aeronaves e a quinta logo estará nos céus”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, classificou a entrega como um marco histórico: “Caiado nunca falou não para as forças de segurança pública. Sempre nos tratou com todo zelo. Hoje, estamos bem armados, bem equipados”, afirmou.
Já o delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, ressaltou a retomada das operações aéreas da corporação após mais de uma década: “Caiado trouxe novamente não só o equipamento e a operacionalidade da Polícia Civil, mas o resgate da memória de todos que estavam naquele acidente. Agora, a Polícia Civil retoma a divisão de operações aéreas depois de 14 anos”, declarou.
Foto: Secom
Com autonomia de voo de até 4h30, alcance de aproximadamente 630 quilômetros e capacidade para até cinco passageiros, as novas aeronaves ampliam o suporte a operações de segurança, resgates, transporte estratégico e missões institucionais. A iniciativa reforça a política de investimento em infraestrutura como eixo central do fortalecimento da segurança pública em Goiás.
O post Caiado amplia frota aérea das polícias com entrega de novos helicópteros apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












