Trump sinaliza hesitação em vender mísseis à Ucrânia, antes de reunião com Zelenski

trump-sinaliza-hesitacao-em-vender-misseis-a-ucrania,-antes-de-reuniao-com-zelenski
Trump sinaliza hesitação em vender mísseis à Ucrânia, antes de reunião com Zelenski

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta sexta-feira, 17, na Casa Branca, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, mas indicou que ainda não está pronto para autorizar a venda dos mísseis de longo alcance Tomahawk para Kiev. O armamento é considerado crucial pelos ucranianos para atacar alvos militares e infraestrutura dentro do território russo.

A mudança de tom ocorre após uma ligação telefônica entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, realizada na quinta-feira, 16. Embora tenha demonstrado recentemente abertura à venda dos mísseis, Trump afirmou depois da conversa com o líder russo que “os Estados Unidos também precisam dos Tomahawks” e que não pode “esgotar os estoques” do país.

Putin advertiu que o envio das armas “não mudaria a situação no campo de batalha, mas causaria danos significativos às relações entre os países”.

O encontro desta sexta será o quarto entre Trump e Zelenski desde o início do segundo mandato do americano, em janeiro. Trump, que recentemente mediou o cessar-fogo entre Israel e o Hamas, disse que encerrar a guerra na Ucrânia é agora sua principal prioridade de política externa. Fonte: Associated Press.

Leia Também:  Sob ingerência de Trump, Honduras vai às urnas com três candidatos empatados e acusações mútuas de fraude

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteúdo

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade