Sheinbaum aborda ‘segurança com respeito às soberanias’ em ligação com Trump

sheinbaum-aborda-‘seguranca-com-respeito-as-soberanias’-em-ligacao-com-trump
Sheinbaum aborda ‘segurança com respeito às soberanias’ em ligação com Trump

publicidade

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, conversou por telefone com seu homólogo americano, Donald Trump, e abordou “a segurança com respeito às nossas soberanias”, após as recentes pressões do magnata contra o país latino-americano.

A ligação ocorreu depois de Trump ameaçar, na quinta-feira (8), “atacar por terra” os cartéis de drogas, após a derrubada em 3 de janeiro do presidente venezuelano Nicolás Maduro em meio a bombardeios.

“Tratamos de diferentes temas, entre eles a segurança com respeito às nossas soberanias, a redução do tráfico de drogas, o comércio e os investimentos”, escreveu a presidente na rede social X.

“A colaboração e a cooperação em um marco de respeito mútuo sempre produzem resultados”, acrescentou.

Na sexta-feira, Sheinbaum afirmou que seu governo buscaria uma maior coordenação com Washington após as recentes ameaças de Trump.

O presidente dos EUA alertou na quinta-feira passada que ataques terrestres contra os cartéis de drogas eram iminentes, após operações marítimas no Pacífico e no Mar do Caribe nos últimos meses, sem especificar onde ocorreriam ou fornecer mais detalhes.

Leia Também:  Zelenski se reúne com Trump enquanto esforços para acabar com a guerra seguem incertos

“Vamos começar a atacar os cartéis em terra agora. Os cartéis controlam o México”, disse Trump em entrevista à Fox News.

O México fortaleceu a cooperação com os Estados Unidos na fronteira e extraditou dezenas de chefões do narcotráfico para o país vizinho em 2025, mas a presidente Claudia Sheinbaum afirmou repetidamente que não deseja nenhum tipo de intervenção militar em seu país.

AFP

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade