Falha no WhatsApp expôs dados de 3,5 bilhões; Meta diz que já corrigiu

falha-no-whatsapp-expos-dados-de-3,5-bilhoes;-meta-diz-que-ja-corrigiu
Falha no WhatsApp expôs dados de 3,5 bilhões; Meta diz que já corrigiu

publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Uma falha encontrada por pesquisadores permitiu ver o número do telefone de 3,5 bilhões de usuários do WhatsApp, além de algumas outras informações. O problema foi relatado à Meta, que corrigiu.

O QUE ACONTECEU

O acesso permitia listar os números de todos os usuários do WhatsApp. Pesquisadores da Universidade de Viena e da SBA Research descobriram uma forma de pesquisar mais de 100 milhões de números por hora. Com isso, conseguiram obter o contato de 3,5 bilhões de contas de 245 países.

“Geralmente, um sistema não deveria permitir que se faça tantas requisições de informação em tão pouco tempo -ainda mais quando vem de uma origem única”, afirma Gabriel Gegenhuber, pesquisador da Universidade de Viena, em comunicado

Dados obtidos incluíam número e até foto de perfil. Estudo fala que era possível extrair: número de telefone, chaves públicas (usadas no sistema de criptografia e que não são secretas), timestamps (registros de data e hora) e texto de status e foto do perfil —quando disponibilizados publicamente.

Leia Também:  Focus: déficit primário do setor público em 2025 segue em 0,50% do PIB

“Técnica permitia coleta de informações básicas”. Segundo a Meta, eles já estão trabalhando em um sistema anticoleta de dados e asseguram que “as mensagens permanecem privadas e seguras graças à criptografia de ponta a ponta”.

QUAL O PROBLEMA DE TER ESSAS INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS?

Números de telefone podem ser usados para tentativas de golpes. Além disso, pesquisadores afirmam que, com os dados obtidos, é possível inferir o sistema operacional usado pela pessoa, o tempo de registro da pessoa no WhatsApp e o número de dispositivos conectados —informações que seriam úteis em ataques direcionados.

Não há registro de que dados tenham sido vazados. Os pesquisadores informaram que apagaram as informações obtidas, e a Meta, em comunicado, diz que não detectou uso em atividades maliciosas. Além disso, informou que já corrigiu a falha.

DÁ PARA FAZER ALGO?

Maioria das informações é pública, mas dá para ocultar alguns dados. Estudo cita que dados públicos eram obtidos, mas é possível “esconder” foto de perfil e mensagem de status para que informações não fiquem acessíveis para qualquer um.

Leia Também:  Putin faz visita à Índia com defesa e comércio na agenda

Toque no seu perfil e vá em Configurações > Privacidade

Vá em foto de perfil em coloque Meus Contatos: assim, apenas quem você tiver o contato salvo, consegue visualizar sua imagem

O mesmo pode ser feito com status e pix, se você estiver alguma chave configurada no WhatsApp.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade