Equador propõe base militar estrangeira contra narcotráfico em Galápagos

equador-propoe-base-militar-estrangeira-contra-narcotrafico-em-galapagos
Equador propõe base militar estrangeira contra narcotráfico em Galápagos

publicidade

O presidente do Equador, Daniel Noboa, sugeriu, nesta terça-feira (28), a eventual instalação de uma base militar estrangeira no arquipélago de Galápagos, no momento em que os Estados Unidos intensificam sua ofensiva contra o tráfico de drogas na costa do oceano Pacífico.

“É preciso deixar bastante clara a razão [da escolha da ilha] de Baltra. Primeiro, pesca ilegal; segundo, narcotráfico; terceiro, controle sobre o tráfico de combustíveis que se movimenta por lá. E também vai gerar não apenas segurança, mas benefícios para a população de Galápagos”, disse Noboa, um dos principais aliados do governo de Donald Trump na região.

Os equatorianos decidirão no dia 16 de novembro, em um referendo, se desejam ou não permitir que bases militares estrangeiras operem no país, medida proibida pela Constituição desde 2008.

AFP

Leia Também:  Bolsas da Ásia fecham em alta no 1º pregão de 2026, com recorde do sul-coreano Kospi

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade