Senai e MPT lançam curso de auxiliar de açougue para pessoas em vulnerabilidade social

senai-e-mpt-lancam-curso-de-auxiliar-de-acougue-para-pessoas-em-vulnerabilidade-social
Senai e MPT lançam curso de auxiliar de açougue para pessoas em vulnerabilidade social

publicidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) abriram inscrições para um curso gratuito de auxiliar de açougue voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social, realizado por meio do projeto “Mais Um Sem Dor”. A capacitação ocorre na unidade Senai Vila Canaã, em Goiânia, entre os dias 17 de novembro e 2 de dezembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

A iniciativa dá prioridade a mulheres negras, migrantes, com mais de 50 anos, além de pessoas LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso do MPT-GO e do Senai com a diversidade e a inclusão social. Durante o curso, os alunos contarão com ajuda de custo para alimentação e transporte, além de receberem uma bolsa de incentivo ao concluírem a formação técnica.

A oferta do curso por meio do “Mais Um Sem Dor” está ligada a um repasse de R$ 103 mil realizado pela Justiça do Trabalho e pelo MPT-GO, conforme termo assinado em setembro de 2025. Esses recursos têm origem em condenações judiciais de empresas que descumpriram a legislação trabalhista, demonstrando uma estratégia de reparação social.

Leia Também:  STJ dá oito anos de prisão a conselheiro do TC que oferecia ‘expertise’ para fraudar licitações

O “Mais Um Sem Dor” é um projeto em atividade desde 2018, idealizado pelo MPT-GO e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), com apoio operacional do Senai. Desde então, já atendeu dezenas de municípios goianos, qualificando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. O coordenador Tiago Ranieri destaca que o propósito vai além da qualificação: “Trata-se de levar emancipação humana para grupos marginalizados pela sociedade”, pontuou.

Em edições anteriores, o projeto já ofereceu outros cursos no Senai, como auxiliar de cozinha e costura industrial, beneficiando mulheres vítimas de violência doméstica, trans, travestis, pessoas em situação de rua e migrantes. Além disso, o “Mais Um Sem Dor” conta com uma rede de mais de 90 empresas parceiras que vêm contratando os formados.

A capacitação representa também uma resposta à desigualdade no mercado de trabalho local, em um contexto em que Goiás registra uma taxa de desemprego historicamente baixa; 5,1% no terceiro trimestre de 2024. Para o MPT-GO, o projeto traduz a união entre justiça social e reparação por condutas empresariais irregulares, gerando oportunidades reais de inserção no mercado formal.

Leia Também:  Flávio Bolsonaro diz que Tarcísio ‘não é traidor’ e defende união apesar de ‘divergências’

Os interessados devem se inscrever via formulário online  https://forms.gle/ehW7DeDoS3pZNNgq8 ou buscar mais informações e apoio para inscrição pelo telefone (62) 3235-8116.

O post Senai e MPT lançam curso de auxiliar de açougue para pessoas em vulnerabilidade social apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade