Goiás terá uma semana de clima instável. A previsão para os próximos dias, de 25 a 31 de janeiro, é de pancadas de chuva características do verão, com possibilidade de temporais localizados em diferentes áreas. O cenário foi detalhado pelos meteorologistas do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo).
A semana começa com sol. A combinação entre calor e umidade mantém as condições do tempo altamente instáveis. Esse cenário favorece a formação de nuvens de chuva, que podem se desenvolver rapidamente para tempestades em pontos específicos. Esse padrão deve se repetir em praticamente todos os dias.
A estimativa do Cimehgo indica a manutenção dessas condições. A elevação das temperaturas reforça a sensação de abafamento e calor intenso. As tempestades, quando ocorrerem, serão de maneira mais localizada.
O Cimehgo emitiu um alerta de risco de tempestades. O aviso abrange 143 dos 246 municípios de Goiás. As chuvas previstas podem variar entre 20 e 30 mm por hora ou 50 mm por dia, com possibilidade de rajadas de vento superiores a 50 quilômetros por hora e ocorrência de raios.
Segundo os especialistas, a conjunção de calor intenso e umidade elevada cria o ambiente propício. A nebulosidade que vem da região Norte do país influencia essa condição, gerando as típicas chuvas de verão. Essas precipitações costumam ser irregulares e ocorrer no fim da tarde, podendo ser acompanhadas por rajadas de vento e descargas elétricas.
A expectativa é de volumes de chuva significativos em algumas regiões. No norte, centro e sudoeste do estado, os acumulados podem ultrapassar os 150 milímetros, indicando uma instabilidade mais forte. No sul e leste, a previsão é de chuva entre 50 e 100 milímetros. Já no nordeste goiano, os totais devem ficar próximos dos 50 milímetros.
Na prática, não se pode descartar tempestades localizadas ao longo de toda a semana. Elas terão potencial para chuva forte em pouco tempo, ventos intensos e relâmpagos em pontos isolados. Esses eventos podem causar transtornos como alagamentos rápidos em áreas urbanas e rurais, principalmente se o volume de chuva se concentrar em um curto espaço de tempo.
Mesmo com pancadas irregulares e não persistentes, a combinação de fatores climáticos típicos do verão exige atenção. A população deve acompanhar as previsões e se preparar para mudanças rápidas nas condições do tempo.
Goiânia começou o dia com sol e terá variação de nebulosidade e pancadas de chuvas. A temperatura máxima poderá chegar aos 32 graus e a umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 95%. O sol nasceu às 6h02 e vai se pôr às 18h56.
O post Semana em Goiás será de tempo instável com calor e chuva apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










