Semana começa com chuvas isoladas, ventos fortes e granizo em Goiás

semana-comeca-com-chuvas-isoladas,-ventos-fortes-e-granizo-em-goias
Semana começa com chuvas isoladas, ventos fortes e granizo em Goiás

publicidade

Goiás inicia a semana sob condições climáticas instáveis. O estado enfrenta chuvas isoladas, ventos fortes e possibilidade de granizo, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A previsão para a partir desta segunda-feira (20/10) indica que a instabilidade deve continuar nos próximos dias, com expectativa de novas precipitações e episódios de ventania.

Cerca de sessenta municípios do centro-norte goiano estão em alerta especial. Nessas localidades, as tempestades podem ser mais intensas, com previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros. As rajadas de vento podem chegar a 50 km/h e há risco de queda de granizo. A combinação de calor e umidade tem favorecido a formação de nuvens de tempestade, aumentando o risco de eventos severos.

O alerta meteorológico se estende para até 105 cidades em situação de risco. A população deve manter-se informada e adotar precauções contra essas condições adversas. As autoridades recomendam atenção especial ao trânsito e a áreas susceptíveis a alagamentos.

Conforme explicou o Cimehgo, mais de 100 cidades de Goiás estão em alerta para tempestades com possibilidade de ventos fortes e granizo, especialmente na região centro-norte do estado.

Leia Também:  Após operação com 121 mortos, Castro ganha mais de meio milhão de seguidores em rede social

Entre as cidades sob alerta máximo estão Porangatu, Uruaçu, Anápolis e Jaraguá. A lista mais abrangente inclui também Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Morrinhos, Formosa, Goianésia, Pirenópolis e Rialma.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu seu próprio alerta. O instituto federal apontou perigo de tempestades para 56 municípios goianos.

A lista do Inmet inclui os municípios Acreúna, Aragarças, Bom Jesus de Goiás, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e São Simão.

As previsões indicam acumulados de chuva entre 20 e 40 mm nessas regiões. O órgão federal advertiu que ventos com rajadas de até 50 km/h e queda de granizo vão precauções da população.

Em Goiânia, o dia amanheceu com tempo parcialmente nublado. As temperaturas devem variar entre 18°C e 32°C, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre 40% e 95%. Outubro tem apresentado temperaturas mais amenas que o habitual, com média diária próxima dos 32°C. Os volumes de chuva já superam 120 mm acumulados em várias regiões do estado.

Leia Também:  Países da UE aprovam acordo comercial com Mercosul após 25 anos; França prepara reação

Municípios com risco de tempestades

Adelândia, Americano do Brasil, Aragarças, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Britânia, Buriti de Goiás, Campinorte, Campos Belos, Córrego do Ouro, Crixás, Diorama, Divinópolis de Goiás, Faina, Fazenda Nova, Firminópolis, Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Iporá, Israelândia, Itapirapuã, Itapuranga, Ivolândia, Jaupaci, Jussara, Matrinchã, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Morro Agudo de Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova América, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Planalto, Porangatu, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Fé de Goiás, São Domingos, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, São Patrício e Uruaçu.

O post Semana começa com chuvas isoladas, ventos fortes e granizo em Goiás apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade