Sebrae leva à COP30 método para reduzir emissões de gases em propriedades rurais

sebrae-leva-a-cop30-metodo-para-reduzir-emissoes-de-gases-em-propriedades-rurais
Sebrae leva à COP30 método para reduzir emissões de gases em propriedades rurais

publicidade

O Sebrae Goiás participará da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA). A instituição estará representada pelo diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que integra a programação oficial com um painel no dia 18 de novembro, na Green Zone, voltado à apresentação de iniciativas sustentáveis e de enfrentamento às mudanças climáticas.

Durante o evento, Antônio Carlos apresentará o projeto de gestão e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em propriedades rurais de pequeno porte, desenvolvido pelo Polo Sebrae Agro, com liderança do Sebrae Goiás. A proposta envolveu equipes de sete estados, abrangendo os seis biomas brasileiros, e resultou em uma ferramenta capaz de informar, gerenciar e orientar ações de mitigação de emissões, adaptada à realidade da agricultura familiar e das cadeias produtivas locais.

“A capilaridade e a natureza colaborativa do Sistema Sebrae permitem que a solução fortaleça a atuação conjunta de instituições, governos e empresas. Ela gera resultados práticos e abre caminho para discussões mais sofisticadas e inclusivas voltadas aos pequenos negócios”, destacou o diretor superintendente.

Leia Também:  Caiado e Gracinha iniciam entrega de 665 mil brinquedos para todo o Estado

De acordo com o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba de Abreu, o projeto foi desenvolvido com foco nos pequenos produtores rurais, em parceria com empresas âncoras, associações e cooperativas. A ferramenta, além de medir emissões, também capacita técnicos e orienta produtores sobre quais informações devem ser registradas para garantir mensuração precisa e implementação de planos de mitigação personalizados para cada tipo de atividade rural.

Douglas representará o Sebrae Goiás na primeira semana da COP30, participando da Agri Zone, onde apresentará a iniciativa a visitantes e investidores internacionais: “Vamos demonstrar o resultado do que já fizemos, inclusive com potencial de atrair investimentos internacionais voltados à sustentabilidade nos biomas brasileiros”, afirmou. O espaço do Sebrae estará instalado na sede da Embrapa Amazônia Oriental, integrando a agenda oficial da conferência junto à Green Zone e à Blue Zone.

Antecedendo o evento internacional, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, entregou ao Sebrae Nacional, em 14 de outubro, o livreto “Contribuições do Polo Sebrae Agro para a COP30”, recebido pelo diretor técnico Bruno Quick. A publicação foi traduzida para o inglês e será distribuída durante a conferência.

Leia Também:  Governo Lula diz que pediu reforços para auxiliar a Enel em SP

“O material demonstra a capacidade do Sistema Sebrae de absorver demandas ligadas à sustentabilidade, abrindo oportunidades para parcerias internacionais e novos investimentos no Brasil”, explicou Douglas Paranahyba.

Com a apresentação na COP30, o Sebrae Goiás reforça o papel na promoção de soluções sustentáveis e inclusivas para o agronegócio de pequeno porte, fortalecendo a imagem institucional do Brasil como referência em inovação ambiental e gestão responsável no campo.

O post Sebrae leva à COP30 método para reduzir emissões de gases em propriedades rurais apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade