Polícia faz ‘visita inesperada’ em abrigo de idosos em Goiânia

policia-faz-‘visita-inesperada’-em-abrigo-de-idosos-em-goiania
Polícia faz ‘visita inesperada’ em abrigo de idosos em Goiânia

publicidade

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia, realizou uma ação de fiscalização nesta quarta-feira (21/1). Em conjunto com a Vigilância Sanitária, a operação, denominada “Visita Inesperada”, ocorreu em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) na capital.

A ação teve como objetivo averiguar uma denúncia sobre possíveis irregularidades no local. Durante a vistoria, as equipes verificaram as condições estruturais, sanitárias, assistenciais e de segurança da instituição, assegurando a proteção integral dos idosos, conforme o Estatuto do Idoso e as normativas sanitárias.

A diligência envolveu uma inspeção minuciosa nas dependências do abrigo. Foram avaliados aspectos como higiene, organização dos ambientes, armazenamento e preparo de alimentos, condições de saúde dos acolhidos, suporte técnico, atuação dos cuidadores, segurança e a regularidade do funcionamento.

A Delegacia do Idoso reforçou que a Operação Visita Inesperada possui caráter preventivo, educativo e fiscalizatório. O objetivo é garantir a integridade física e psicológica, além da qualidade do atendimento à população idosa em Goiânia.

A Polícia Civil não divulgou as condições específicas em que o abrigo foi encontrado.

Leia Também:  EUA desmente sua participação na cúpula do G20 na África do Sul

Como mostrou o PORTAL NG, em 26 de novembro do ano passado, um abrigo para idosos em Goiânia foi multado. A Deai e a Vigilância Sanitária constataram na ocasião a persistência de graves irregularidades naquele local.

A ação de novembro foi uma resposta a uma denúncia anônima encaminhada pelo Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O relato apontava condições inadequadas de cuidado, alimentação e higienização. Também havia a suspeita de ausência de profissionais devidamente habilitados para o atendimento.

A notícia-crime detalhava que os idosos recebiam alimentos com odor desagradável e carne de cor escura. A alimentação carecia de verduras ou frutas, e foram mencionadas falhas graves de higiene ambiental. Naquela vistoria, a equipe policial descobriu que o estabelecimento já era reincidente nas irregularidades.

A Vigilância Sanitária havia realizado uma inspeção no início de 2025, quando diversas inconformidades foram registradas e uma notificação para adequações foi emitida. Diante das constatações da operação em novembro, a Deai instaurou um inquérito policial para investigar o crime de maus-tratos.

Como não foram divulgados os nomes dos abrigos no caso anterior e no atual, não foi possível ao NG verificar se se trata do mesmo estabelecimento.

Leia Também:  Ministra da Cultura da França contradiz colega e nega falha de segurança do museu do Louvre

O post Polícia faz ‘visita inesperada’ em abrigo de idosos em Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade