Um homem em surto psicótico invadiu a Prefeitura de Uruaçu na manhã desta sexta-feira (7/11). Ele destruiu móveis e objetos principalmente do gabinete do prefeito Azarias Machado Neto, conhecido como Machadinho (MDB).
O prefeito não se encontrava no local durante o incidente e não houve vítimas. O indivíduo foi contido no local por equipes da Polícia Militar.
Após a contenção, ele recebeu atendimento médico de urgência dos Bombeiros. Segundo a corporação, o homem foi internado no Hospital Estadual Centro Norte Goiano (HCN).
Testemunhas relataram que o autor é um morador da cidade, pertencente a uma família tradicional. Elas disseram que ele teria tido um surto pouco antes da invasão.
O delegado Sandro Leal Costa informou que o homem foi localizado pela Polícia Militar e levado à delegacia logo após o ataque. A Polícia Civil requisitou uma perícia para avaliar os danos materiais ainda pela manhã.
Segundo o delegado, a dinâmica da abordagem já indicava se tratar de um surto psiquiátrico. Isso porque, ao chegar à delegacia, o suspeito continuou com um comportamento agressivo e desorganizado.
“Ele quebrou objetos, se jogou no chão, se pendurou, ficou sem roupas. Era um comportamento desconectado da realidade, típico de surto psicótico”, relatou.
Sandro Leal Costa informou ainda que, há cerca de uma semana, o homem promoveu uma destruição semelhante em uma unidade de saúde da cidade.
Diagnóstico psiquiátrico e uso de drogas
Familiares compareceram à delegacia e confirmaram que o homem tem diagnóstico de esquizofrenia há mais de quatro anos. Eles relataram um histórico de internações e que, além da medicação regular, ele faz uso de drogas.
Os familiares disseram que o uso de drogas pode ter potencializado o quadro de saúde.
Apesar do surto, o homem será indiciado por dano ao patrimônio público. O delegado ressaltou que solicitará um exame de sanidade mental.
“O perito vai determinar se ele é imputável, semi-imputável, o que pode reduzir a pena, ou inimputável, hipótese em que poderia ser submetido a medida de segurança em vez de pena criminal”, detalhou o delegado.
A investigação seguirá com a coleta de depoimentos e análise de imagens. O laudo pericial também será aguardado para a conclusão do caso.
O episódio ocorreu em meio a uma mobilização do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uruaçu e Região. A prefeitura emitiu uma nota oficial afirmando que se tratou de um ato isolado, sem ligação com o movimento grevista.
O post Homem em surto de esquizofrenia destrói gabinete do prefeito de Uruaçu apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










