Governo de Goiás conclui unidades socioeducativas em Rio Verde e Porangatu

governo-de-goias-conclui-unidades-socioeducativas-em-rio-verde-e-porangatu
Governo de Goiás conclui unidades socioeducativas em Rio Verde e Porangatu

publicidade

O Governo de Goiás concluiu as obras dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) de Rio Verde e de Porangatu. As unidades, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), integram a política estadual de fortalecimento da rede socioeducativa e receberam investimento total de R$ 17 milhões.

Cada unidade conta com 52 alojamentos individuais com banheiro, refeitório, lavanderia, áreas administrativas, estacionamento, guarita e alojamento para guardas. A estrutura também inclui salas de aula, informática, bibliotecas, quadras poliesportivas com vestiários e espaços para atendimentos médico, psicológico e de assistência social, garantindo o padrão de funcionamento previsto no Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).

Com as obras civis finalizadas, os dois centros entram agora na fase de equipagem, com aquisição de mobiliário, itens pedagógicos e administrativos. Somente após essa etapa, as unidades poderão ser inauguradas e passar a receber adolescentes encaminhados pelo sistema de Justiça.

Investimentos e expansão da rede

Segundo o governo estadual, mais de R$ 33 milhões já foram aplicados na construção, reforma e equipagem de unidades socioeducativas em Goiás, o que deve ampliar a capacidade de 262 para 551 vagas em regime de internação. Os investimentos também alcançam os municípios de Itaberaí, Itumbiara, São Luís de Montes Belos, Goiânia e Luziânia, sempre em conformidade com o Sinase.

Leia Também:  Estudante de biomedicina é presa por venda irregular de medicamentos

O modelo nacional orienta que o atendimento inclua educação formal, atividades esportivas e culturais, oficinas pedagógicas, atendimento psicossocial e qualificação profissional, com foco na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei.

Além das unidades de internação, o estado conta com duas estruturas de semiliberdade e um centro de plantão interinstitucional voltado à análise de reincidência disciplinar, com o objetivo de prevenir conflitos e aperfeiçoar o acompanhamento dos internos.

Foto: Seinfra

Com a entrega dos Cases de Rio Verde e Porangatu, o governo estadual avalia de forma positiva o avanço estrutural na rede socioeducativa de Goiás, ampliando a capacidade de atendimento e adequação às normas federais. A política reforça o caráter educativo das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, ao mesmo tempo em que fortalece a estrutura de custódia e acompanhamento institucional.

A expectativa é que a regionalização do sistema reduza deslocamentos judiciais e garanta maior eficiência no processo de reinserção social dos jovens atendidos.

O post Governo de Goiás conclui unidades socioeducativas em Rio Verde e Porangatu apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Leia Também:  GCM de Senador Canedo evita dois furtos e recupera motocicleta roubada

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade