Ao longo da tarde desta terça-feira (13/1), as instabilidades ganham intensidade e chuvas devem atingir grande parte do estado de Goiás. O cenário combina calor forte e tempestades, segundo alertas emitidos pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
O órgão divulgou dois alertas para os próximos dias. Um deles trata das altas temperaturas esperadas e o outro aponta risco potencial de tempestades em 150 dos 246 municípios goianos. O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta amarelo para tempestade nesta segunda-feira (12/1).
O alerta do Inmet prevê acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Os riscos associados incluem a possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas atmosféricas.
Na terça-feira (13), as instabilidades ganham força na região centro-sul do Brasil. Treze estados estão sob alerta, incluindo Goiás, com potencial para transtornos. As chuvas alcançam grande parte do estado, mas devem ter maior intensidade na região centro-leste.
“Entram no alerta de chuvas volumosas e potencialmente perigosas na terça-feira cidades como Abadiânia, Anápolis, Bonfinópolis, Campo Limpo de Goiás, Catalão, Corumbá de Goiás, Goiânia, Ouro Verde, entre outras”, informou o Cimehgo.
Alerta amarelo: além de risco de tempestades, Goiás deve enfrentar queda na umidade relativa do ar
Outro ponto destacado pelo órgão é a redução da umidade relativa do ar em diversos municípios. Em Anápolis, por exemplo, o índice chegou ao nível de observação, variando entre 31% e 40%. O índice considerado adequado pela Organização Mundial da Saúde é acima de 50%.
Os órgãos de monitoramento recomendam manter a hidratação constante durante períodos de calor intenso e baixa umidade. Também aconselham evitar atividades físicas nas horas mais secas e não se expor ao sol nos períodos de maior calor.
O post Goiás inicia semana com alerta de calor e risco para temporais apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










