Goiás enfrentará uma mudança significativa no tempo durante esta semana devido à chegada de uma frente fria. O fenômeno, que avança pela região, trará consigo tempestades, rajadas de vento, raios e a possibilidade de granizo. O alerta foi emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e abrange mais de 100 municípios goianos.
O avanço desse sistema meteorológico pelo Sudeste pode provocar chuvas fortes já a partir desta segunda-feira (24/11). Segundo o Cimehgo, 104 cidades goianas estão em situação de risco potencial para tempestades, incluindo a região metropolitana de Goiânia, Jataí e Rio Verde. Os municípios listados concentram-se principalmente na região central do estado.
Na capital, Goiânia, há previsão de chuva com granizo ao longo do dia, embora as temperaturas devam variar entre 20° e 32°.
“No início de uma tempestade, é essencial procurar um local seguro e evitar áreas de alagamento. Para hoje, temos 104 municípios goianos em situação de risco potencial para ocorrência de tempestades. As chuvas devem ser fortes também na região centro-norte”, explica André Amorim, gerente do Cimehgo.
O órgão orienta a população a manter-se em alerta, pois as condições podem mudar rapidamente. Os riscos são considerados mais complexos porque os eventos climáticos acontecem de forma muito veloz.
As precipitações podem ser acompanhadas por rajadas de vento entre 30 e 50 km/h e descargas elétricas frequentes. Este cenário eleva o risco de quedas de árvores, danos em estruturas e outros impactos típicos de tempestades isoladas.
Após dois dias de sol forte e tempo firme, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera volta a favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste. O ar quente e úmido vindo da Amazônia intensifica as instabilidades, enquanto uma nova frente fria avança pelo litoral do Sudeste, reforçando as condições para chuva.
Para a terça-feira (25/11), o alerta se expande e passa a incluir 133 municípios goianos, novamente com Goiânia entre as áreas de risco. Segundo o Cimehgo, o comportamento do tempo ao longo da semana será dinâmico, um padrão considerado normal para o período, influenciado pela atuação conjunta de um cavado em níveis médios da atmosfera, pela umidade amazônica e pela frente fria no oceano.
Municípios que podem ser atingidos por chuva
Abadia de Goiás
Abadiânia
Acreúna
Água Limpa
Alexânia
Aloândia
Amorinópolis
Anhanguera
Aparecida de Goiânia
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Aragarças
Aragoiânia
Aurilândia
Baliza
Bela Vista de Goiás
Bom Jesus de Goiás
Bonfinópolis, Buriti Alegre
Cachoeira Alta
Cachoeira de Goiás
Cachoeira Dourada
Caçu
Caiapônia
Caldas Novas
Caldazinha
Campestre de Goiás
Castelândia, Catalão
Chapadão do Céu
Cocalzinho de Goiás
Corumbaíba
Cristianópolis
Cromínia
Cumari
Davinópolis
Diorama
Doverlândia
Edealina
Edéia
Fazenda Nova
Firminópolis
Gameleira de Goiás
Goianápolis
Goiandira
Goiânia
Goiatuba
Gouvelândia
Hidrolândia
Inaciolândia
Indiara
Ipameri
Iporá
Israelândia
Itajá
Itarumã
Itumbiara
Ivolândia
Jandaia
Jataí
Jaupaci
Joviânia
Lagoa Santa
Leopoldo de Bulhões
Mairipotaba
Marzagão
Maurilândia
Mineiros
Moiporá
Montividiu
Morrinhos
Nova Aurora
Ouvidor
Palestina de Goiás
Palmeiras de Goiás
Palmelo
Palminópolis
Panamá, Paranaiguara
Paraúna
Perolândia
Piracanjuba
Piranhas
Pontalina
Porteirão
Portelândia
Professor Jamil
Quirinópolis
Rio Quente
Rio Verde
Santa Cruz de Goiás
Santa Helena de Goiás
Santa Rita do Araguaia
Santo Antônio da Barra
São João da Paraúna
São Luís de Montes Belos
São Miguel do Passa Quatro
São Simão
Senador Canedo
Três Ranchos
Turvelândia
Urutaí
Varjão
Vicentinópolis.
O post Frente fria deve provocar tempestades em Goiás ao longo da semana apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










