Corredor de umidade aumenta risco de temporais em Goiás

corredor-de-umidade-aumenta-risco-de-temporais-em-goias
Corredor de umidade aumenta risco de temporais em Goiás

publicidade

O corredor de umidade proveniente da Amazônia deve intensificar as chuvas e elevar o risco de fortes tempestades em Goiás nos próximos dias. O fenômeno, que se estende até o Centro-Oeste e o Sudeste do país, amplia a nebulosidade em grande parte do estado. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), essa instabilidade é impulsionada pela formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026.

De acordo com o Cimehgo, as chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento superiores a 50 km/h. Ao todo, 179 municípios goianos estão em área de risco para tempestades. Entre as cidades listadas estão a capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Caldas Novas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Região Centro-Oeste deve registrar chuvas volumosas entre Goiás e Mato Grosso. Os volumes acumulados podem ultrapassar os 150 mm em alguns locais.

Diante do cenário, a Defesa Civil reforça o alerta para que a população redobre os cuidados, principalmente no trânsito. A orientação é evitar vias alagadas, não enfrentar enxurradas e procurar abrigo seguro durante os temporais.

Leia Também:  Leandro Vilela inaugura nova praça no Jardim Mont Serrat em Aparecida

“A recomendação das autoridades é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações de segurança para reduzir os riscos durante o período de chuvas intensas”, informa o Cimehgo. O monitoramento das condições climáticas segue contínuo e novos alertas podem ser emitidos.

Transtornos e estragos em Goiânia e Aparecida

Os riscos desses eventos extremos ficaram evidentes durante o temporal que castigou Goiânia e Aparecida de Goiânia na tarde de segunda-feira (5/1). A Defesa Civil emitiu vários alertas de emergência em menos de duas horas.

As chuvas causaram alagamentos e a interdição temporária da Marginal Botafogo, na altura da Avenida Jamel Cecílio. O acúmulo de água também prejudicou o tráfego na BR-153 e inundou o Terminal da Praça da Bíblia.

Em um incidente grave, a força da enxurrada arrastou um motociclista na Avenida Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz 2. O caso demonstra o potencial destrutivo desses temporais.

Nesta terça-feira (6/1), fortes chuvas causaram transbordamento do Rio Vermelho na cidade de Goiás. A água invadiu ruas e dificultou o trânsito às margens do rio, deixando a cidade em alerta.

Leia Também:  Trump diz que poderia ‘ter algumas discussões’ com Maduro

Em emergências, os números 153 (Corpo de Bombeiros) e 193 (Defesa Civil) estão disponíveis para atendimento.

O post Corredor de umidade aumenta risco de temporais em Goiás apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade