Lula e governador interino do Rio vão assinar adesão do Estado ao Propag na segunda-feira

lula-e-governador-interino-do-rio-vao-assinar-adesao-do-estado-ao-propag-na-segunda-feira
Lula e governador interino do Rio vão assinar adesão do Estado ao Propag na segunda-feira

publicidade

Brasília, 20 – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, vão assinar no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, a adesão do Estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A cerimônia será às 10 horas desta segunda-feira, 22.

Além de Lula, vão representar o governo federal o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, que atua como ministro em exercício em substituição de Dario Durigan.

O Propag oferece um sistema de pagamento da dívida do Estado com a União mais vantajoso. Por meio dele, governadores podem ampliar o prazo de pagamento dos débitos e a redução de encargos financeiros. Por outro lado, as unidades federativas precisam fazer investimentos em áreas estratégicas para conseguir benefícios fiscais.

Ao participar do Propag, o Estado do Rio, que mensalmente paga para a União em torno de R$ 490 milhões, vai passar a ter uma redução nas prestações. O valor agora será de R$ 113 milhões por mês, com crescimento gradual ao longo de cinco anos.

Leia Também:  Janeiro Branco alerta para sobrecarga de cuidados em mulheres

Além de assinar a adesão do Rio ao Propag, Lula vai cumprir outras três agendas na capital fluminense.

O presidente vai participar da premiação da 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, anunciar investimentos para periferias e favelas, além de apresentar iniciativas para indústrias e áreas degradadas.

Estadão Conteúdo

Compartilhe essa Notícia

publicidade