Lula vai ao G7 sob tensão com EUA e veto europeu à carne

lula-vai-ao-g7-sob-tensao-com-eua-e-veto-europeu-a-carne
Lula vai ao G7 sob tensão com EUA e veto europeu à carne

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (13) para Évian-les-Bains, na França, onde participará, como convidado, da Cúpula do G7. Esta será a 10ª vez que Lula participa do encontro, ao longo de seus três mandatos.

A viagem ocorre em meio à expectativa por possíveis interações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) indicar a taxação de 25% sobre parte das importações brasileiras. Até o momento, não há confirmação de reunião bilateral entre os dois. Segundo o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, os contatos com os norte-americanos seguem em andamento. Se houver encontro na França, ele acontecerá pouco mais de um mês após a última reunião entre Lula e Trump, em Washington, no início de maio.

A relação com a União Europeia também estará no centro das atenções. Há uma semana, o bloco oficializou a decisão de proibir a importação de carnes, tripas, peixe e mel produzidos no Brasil, com entrada em vigor prevista para 3 de setembro. A medida foi confirmada em documento oficial publicado no Diário Oficial do dia 5 de junho. Também não há definição sobre um possível encontro de Lula com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Leia Também:  Caiado deixa cargo em Goiás com ao menos 10 parentes no governo

Entre as reuniões já confirmadas na agenda, Lula terá um encontro com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi. Será o primeiro encontro oficial entre os dois, e há expectativa de que a conversa abra espaço para negociações em torno de um futuro acordo entre o Japão e o Mercosul.

A cúpula do G7 deste ano, presidida pela França, ocorre de 15 a 17 de junho. Além do Brasil, o grupo convidou líderes de Índia, Quênia, Coreia do Sul e Egito. Há também a previsão de uma reunião bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron.

O Itamaraty informou que Lula participará de três eventos durante o encontro. No dia 16, ele discursará em uma sessão de líderes sobre parcerias internacionais para o desenvolvimento e deverá defender a ampliação da Assistência Oficial ao Desenvolvimento (AOD). No dia 17, falará sobre crescimento econômico equilibrado e sobre a necessidade de reforma da governança global, com foco em instituições como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda no mesmo dia, a comitiva brasileira participará de um almoço com o tema da Inteligência Artificial.

Leia Também:  Servidora que acessou dados da mulher de Moraes esperou 4h por tornozeleira em cadeia de homens

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade