Representantes da Ouvidoria da Mulher do Supremo Tribunal Federal (STF), da Ouvidoria para Elas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CMVDDF) participaram de uma reunião institucional virtual.
O encontro, solicitado pelo STF, visou à troca de experiências e compartilhamento de informações sobre ações para o enfrentamento da violência contra a mulher. De especial interesse para o STF foram as iniciativas do TJDFT relacionadas ao acolhimento institucional, à escuta qualificada e à articulação intersetorial no atendimento a mulheres vítimas de violência.
A Ouvidoria para Elas apresentou seus principais eixos de atuação, destacando a experiência no acolhimento e orientação de mulheres, além da importância da integração com unidades estratégicas do Tribunal. A CMVDDF contribuiu com informações sobre os grupos reflexivos de homens, voltados à responsabilização e prevenção da reincidência da violência doméstica e familiar.
A reunião também permitiu o compartilhamento de boas práticas do TJDFT, com ênfase em ações de sensibilização, prevenção da violência e fortalecimento de políticas institucionais de cuidado, proteção e promoção dos direitos das mulheres.
A iniciativa reforça o diálogo permanente e a cooperação entre as ouvidorias e estruturas especializadas do Judiciário, contribuindo para o aprimoramento das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e a consolidação de práticas baseadas na escuta, no acolhimento e na responsabilidade institucional.











