Tenda Lilás promove conscientização contra violência de gênero em Campo Grande

tenda-lilas-promove-conscientizacao-contra-violencia-de-genero-em-campo-grande
Tenda Lilás promove conscientização contra violência de gênero em Campo Grande

publicidade

A Tenda Lilás, iniciativa do Ministério das Mulheres que faz parte do projeto Governo do Brasil na Rua, foi um dos destaques da ação realizada nesta quinta-feira (5/2), em Campo Grande (MS). O espaço promoveu acolhimento, orientação e conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero.

O evento teve início às 11h, com a presença do ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, além de autoridades locais, representantes de órgãos federais e lideranças comunitárias. Conhecidas como uma ‘feira da cidadania’, as ações ocorreram no CEU das Artes, no Parque do Lageado. Ao longo do dia, a população teve acesso a diversos serviços públicos sem necessidade de agendamento, podendo resolver demandas em diferentes áreas.

Durante os atendimentos na Tenda Lilás, a colaboradora do Ministério das Mulheres, Clementina Brito da Silva, destacou o apoio e o entusiasmo dos movimentos sociais com a retomada das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, fortalecidas por parcerias institucionais. ‘Muitas mulheres que nos procuram aqui são ou foram vítimas de violência doméstica, inclusive de tentativas de feminicídio, e buscam apoio para romper com esse ciclo de violência’, explicou.

Leia Também:  Votação do projeto antifacção na Câmara pode ser adiada, diz Motta

A presidente do Instituto Aciesp, Ceurecy Santiago Ramos, enfatizou a importância de iniciativas como essa para comunidades periféricas, que frequentemente precisam se deslocar para centros urbanos em busca de informações e orientações. ‘Aqui orientamos as mulheres e oferecemos o apoio que elas precisam’, afirmou.

A coordenadora de Relações Institucionais do Ministério da Igualdade Racial, Janaína Fernandes, avaliou positivamente a estratégia do governo federal de levar serviços públicos diretamente às comunidades vulneráveis. Sobre a violência de gênero, ela lembrou que muitos homens ainda reproduzem o machismo enraizado no patriarcado histórico. ‘Esses homens precisam nos escutar, nos respeitar, precisam se engajar na nossa luta. O presidente Lula trouxe os homens para o centro do debate, e isso já está trazendo resultados positivos’, opinou.

A Tenda Lilás percorrerá diversas regiões do Brasil em 2026, oferecendo acolhimento psicossocial às mulheres, orientação jurídica, rodas de conversa e sensibilização de homens para o engajamento no enfrentamento à violência de gênero.

O tema ganha sensibilidade extra durante o Carnaval, cuja campanha deste ano tem o slogan ‘Se liga ou eu ligo 180’, alertando para a gravidade da violência de gênero, que resulta na morte de quatro mulheres por dia no Brasil.

Leia Também:  Agenda ‘anti-Barbalho’ deve determinar cenário para as eleições no Pará

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade