Ministro Wellington César reforça segurança como dever de Estado em reunião com Consesp

ministro-wellington-cesar-reforca-seguranca-como-dever-de-estado-em-reuniao-com-consesp
Ministro Wellington César reforça segurança como dever de Estado em reunião com Consesp

publicidade

Brasília, 5 de fevereiro de 2026 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, reuniu-se na terça-feira (3) com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). No encontro, ele apresentou as prioridades da gestão e enfatizou que a segurança pública é uma agenda permanente de Estado, visando a construção de um pacto entre os entes federados.

Wellington César destacou a importância de fortalecer a parceria entre União, estados e outras instituições para avançar na integração, no diálogo institucional e nas ações de prevenção à violência e combate ao crime organizado. ‘A segurança não é um tema deste ou daquele governo, mas uma agenda de Estado, com o intuito de construir um pacto e viabilizar ações necessárias’, afirmou o ministro.

Ele mencionou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está no quarto ano de intensa atuação e que os resultados obtidos renderão frutos para o futuro. Em uma reunião anterior dedicada à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, a equipe apresentou argumentos e diagnósticos, com participação presencial e remota. O ministro defendeu a integração de comunicação, tecnologia e informação ao conhecimento prático das instituições estaduais.

Leia Também:  Governo de SP está impedido de demolir imóveis na Favela do Moinho

‘A bala perdida não escolhe a quem atingir, não distingue ideologias, nem origens. Diante disso, todos nós temos um dever com a nossa sociedade, com nossas famílias, nossos filhos e nossos netos. Esse é o propósito que nos move: integrar conhecimento prático, evidências científicas, tecnologia, comunicação e financiamento das iniciativas da melhor forma possível’, concluiu Wellington César.

O novo secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que o trabalho segue a orientação do presidente Lula, com foco na integração e harmonização das ações contra o crime organizado, feminicídio, delitos patrimoniais e crimes digitais. Já o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, reforçou o papel do ministério em dar suporte aos estados para tornar a sociedade brasileira mais segura.

O presidente do Consesp e secretário da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes, destacou que as políticas públicas se concretizam nos estados e reafirmou a disposição dos secretários em colaborar com projetos como a PEC nº 18/25. ‘Sermos ouvidos é um sinal de respeito institucional’, pontuou Nunes.

O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública é um espaço de diálogo entre os gestores estaduais e o MJSP, que promove o intercâmbio de boas práticas, o alinhamento institucional e a formulação de posicionamentos conjuntos sobre temas prioritários da agenda nacional, fortalecendo o pacto federativo.

Leia Também:  Mortes em protestos no Irã chegam a 5.000, diz agência; Khamenei faz ameaça

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade