A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta sexta-feira (30/1), a Operação Falsários. A ação cumpriu seis mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e em um escritório de advocacia na capital. A Guarda Civil de Goiânia deu apoio às diligências.
A operação visa apurar crimes de estelionato, associação criminosa e falsificação de documento público. Durante as buscas, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos que serão periciados para aprofundar as investigações.
O esquema foi descoberto a partir de denúncia formalizada pela Guarda Civil. Indivíduos se passavam por fiscais da prefeitura e emitiam notificações falsas para edificações residenciais. As falsas autuações alegavam necessidade de adequação do calçamento tátil nas calçadas, sob ameaça de penalidades.
Dois engenheiros civis e um terceiro indivíduo, além de pessoas jurídicas, são investigados como integrantes do esquema
A Secretaria Municipal de Eficiência também recebeu relatos de síndicos. Eles informaram que, após a entrega das notificações fraudulentas, os falsos fiscais retornavam exigindo propina para cancelar as autuações.
As investigações apuraram que pessoas vinculadas a empresas de engenharia abordavam os proprietários notificados. Elas ofereciam os serviços de adequação para evitar as supostas sanções. Dois engenheiros civis e um terceiro indivíduo, além de pessoas jurídicas, são investigados como integrantes do esquema.
A área de atuação do grupo se concentrava em bairros nobres da capital. O Setor Bueno registrou o maior número de abordagens e vítimas.
A Sefic afirma que os suspeitos não possuem vínculo com a Prefeitura de Goiânia e orienta que qualquer abordagem suspeita seja denunciada imediatamente pelos canais oficiais do município.
O post Polícia faz buscas contra falsos fiscais da prefeitura de Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.











