Promotor de Justiça vê avanços no Aterro Sanitário de Goiânia

promotor-de-justica-ve-avancos-no-aterro-sanitario-de-goiania
Promotor de Justiça vê avanços no Aterro Sanitário de Goiânia

publicidade

A Prefeitura de Goiânia apresentou ao promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo, na tarde desta quarta-feira (28/1), as intervenções realizadas no Aterro Sanitário ao longo de 2025. A reunião detalhou medidas técnicas e operacionais que, segundo a administração, já trazem maior segurança à operação do local.

O representante do Ministério Público de Goiás elogiou a organização mostrada pela equipe municipal e avaliou que houve avanço no primeiro ano da gestão do prefeito. Para Juliano, os próximos passos dependem de aprofundamento e da comprovação documental junto aos órgãos ambientais.

“Parabéns pela organização de vocês. Eu nunca tinha visto essa organização aqui no município de Goiânia”, disse Juliano.

“Em termo de apresentação é algo muito bom, mas precisamos ainda aprofundar em ações que precisam ser feitas e demonstradas. Do que estava sendo feito para hoje já houve um avanço”, frisou o promotor da área ambiental.

“Aterro é uma situação histórica e muito pouco valorizada por todas as gestões que passaram no município”, acrescentou Juliano, ao lembrar que problemas anteriores exigem continuidade nas ações.

Leia Também:  Auditoria aponta falhas da gestão Rogério Cruz nas maternidades de Goiânia

Técnicos da prefeitura mostraram ao MP um relatório geotécnico de estabilidade que apota respaldo técnico e jurídico para a continuidade das operações do aterro

O promotor também apontou o caminho para a regularização ambiental: “O que precisamos fazer agora é pegar todos esses documentos, todos esses relatórios, apresentar aos órgãos ambientais próprios para que eles possam analisar todos esses documentos na esfera própria. Eu acredito que estamos no caminho para o licenciamento”, concluiu.

Relatório e melhorias técnicas

Técnicos da prefeitura mostraram ao MP um relatório geotécnico de estabilidade, emitido em novembro de 2025, que aponta fatores de segurança entre 1,8 e 2,5 — acima do mínimo de 1,5 previsto na norma ABNT NBR 11682. A prefeitura afirmou que esses resultados oferecem respaldo técnico e jurídico para a continuidade das operações.

Em janeiro de 2026 entrou em operação a biofábrica para biorremediação do chorume, medida que permite tratamento biológico no próprio aterro e reduz substancialmente a carga poluidora. A administração também contratou serviço terceirizado de monitoramento ambiental e geotécnico; as atividades de campo já começaram e, segundo a prefeitura, os relatórios passarão a ser disponibilizados periodicamente a partir de fevereiro de 2026.

Leia Também:  Ministro da Justiça e Hugo Motta firmam compromisso pela PEC da Segurança

Entre outras ações apresentadas estão o início do reflorestamento do cinturão verde, o aprimoramento da rotina de cobertura mensal dos resíduos e a consolidação de rotinas de drenagem e controle de vetores — medidas que visam reduzir odores, infiltração e riscos à estabilidade da superfície.

Situação atual e próximos passos

A prefeitura defende que o aterro opera com “controle, monitoramento permanente e gestão ativa de riscos”, conforme o próprio documento técnico. O promotor, porém, cobrou a formalização e a entrega imediata dos relatórios às autoridades ambientais para que se avance no processo de licenciamento.

A continuidade das medidas e a comprovação documental serão determinantes para que os órgãos ambientais verifiquem se as melhorias atendem às exigências legais e autorizem o licenciamento definitivo do aterro.

O post Promotor de Justiça vê avanços no Aterro Sanitário de Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade