Governo brasileiro formaliza pedido de extradição de Ramagem aos EUA

governo-brasileiro-formaliza-pedido-de-extradicao-de-ramagem-aos-eua
Governo brasileiro formaliza pedido de extradição de Ramagem aos EUA

publicidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o governo brasileiro formalizou o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) dos Estados Unidos.

No ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo pedido de extradição, o ministério detalhou que o documento foi entregue pela embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado no dia 30 de dezembro de 2025. Não há prazo definido para a análise do pedido pelos americanos.

Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista. Em setembro do ano passado, ele fugiu do país para evitar o cumprimento da pena e está residindo em Miami.

Durante as investigações sobre a trama golpista, o STF havia proibido Ramagem de sair do território nacional. No entanto, segundo a Polícia Federal, ele escapou pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos utilizando um passaporte diplomático, que não havia sido apreendido.

Leia Também:  Governo Lula chega a 2026 com medidas eleitorais pendentes no Congresso

No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato de Ramagem, conforme determina a Constituição para casos de condenação criminal de parlamentares. As informações foram retiradas da Agência Brasil.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade