Hospital Regional de Samambaia reabre centro cirúrgico modernizado

hospital-regional-de-samambaia-reabre-centro-cirurgico-modernizado
Hospital Regional de Samambaia reabre centro cirúrgico modernizado

publicidade

O centro cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no Distrito Federal, retomou suas operações após três meses de reformas que trouxeram modernizações significativas. A unidade agora conta com mais duas salas de cirurgia, elevando o total para cinco, embora a instalação dos focos cirúrgicos ainda esteja pendente. Os leitos de recuperação pós-anestésica foram ampliados de quatro para seis, melhorando o fluxo de atendimento e o conforto dos pacientes.

As melhorias incluem novo piso, pintura completa e adequações finais na copa e no vestiário. Um destaque é a instalação do arco cirúrgico, que permite a realização de exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). Como referência em cirurgias de vesícula e hérnia, o HRSam ganha agilidade no diagnóstico e tratamento desses casos diretamente na unidade.

“Essas mudanças representam um salto na qualidade do cuidado, trazendo mais segurança, tecnologia e melhores condições de trabalho para as equipes, além de impactar diretamente a experiência dos pacientes”, afirma a diretora Elielma Almeida.

Durante as obras, os atendimentos em obstetrícia, ginecologia e nas três UTIs foram mantidos. As cirurgias eletivas foram transferidas para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde 110 procedimentos foram realizados, incluindo 94 cirurgias de hérnia, 15 mastectomias e uma colecistectomia de urgência. Com a reabertura, espera-se um aumento de 50% na capacidade do centro cirúrgico, beneficiando mais usuários do SUS.

Leia Também:  Lewandowski agora apoia recriação do Ministério da Segurança Pública e cobra mais recursos

Além disso, a maternidade do hospital, que registra em média 287 partos por mês e totalizou 3,4 mil em 2025, terá suas 25 salas de enfermaria pintadas, com quatro já concluídas e as demais previstas para o primeiro semestre deste ano. Outro avanço é o leito-dia, implementado no fim do ano passado, dedicado à antibioticoterapia e tratamento de anemia, com 16 atendimentos diários de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O agendamento ocorre presencialmente com prescrição médica.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade