Casa Branca altera foto de manifestante presa e acrescenta lágrimas

casa-branca-altera-foto-de-manifestante-presa-e-acrescenta-lagrimas
Casa Branca altera foto de manifestante presa e acrescenta lágrimas

publicidade

A Casa Branca publicou nesta quinta-feira (22) em suas redes sociais uma foto de uma manifestante presa no estado de Minnesota em que ela aparece com lágrimas no rosto, sem informar que a imagem havia sido alterada digitalmente.

A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, publicou na manhã de hoje, no X, uma imagem do rosto sereno e inexpressivo de Nekima Levy Armstrong, presa com outras duas pessoas por supostamente perturbar um culto religioso ao protestar contra a ofensiva migratória do governo federal.

Cerca de 30 minutos depois, a Casa Branca publicou a mesma imagem na plataforma, porém mostrando Nekima chorando, com a boca aberta, a testa franzida e lágrimas escorrendo pelo rosto. Um texto inserido sobre a imagem dizia “PRESA” e a rotulava como “agitadora de extrema esquerda”.

A publicação da Casa Branca não mencionava que a imagem havia sido editada. Também não ficou claro se a alteração foi feita com uma ferramenta de inteligência artificial ou outro software de edição de fotos.

Consultada, a Casa Branca direcionou a AFP a uma publicação feita no X por seu vice-diretor de Comunicações, Kaelan Dorr, que admitiu implicitamente a alteração na imagem.

Leia Também:  STF tem maioria para tornar ex-assessor de Moraes réu sob acusação de vazamento de mensagens

“NOVAMENTE, para as pessoas que sentem necessidade de defender instintivamente os autores de crimes hediondos em nosso país, compartilho com vocês esta mensagem”, escreveu Dorr, ao publicar a postagem da Casa Branca que continha a foto alterada. “A aplicação da lei vai continuar. Os memes vão continuar. Obrigado por sua atenção neste assunto.”

Na era das deepfakes e da inteligência artificial, esse tipo de imagem se tornou habitual na política, destacou Walter Scheirer, professor da Universidade de Notre Dame. “Poderiam ser consideradas a versão contemporânea das charges políticas, mas há uma falta de decoro notável quando são difundidas por canais oficiais do governo”, ressaltou.

Trump e a Casa Branca já compartilharam outras imagens geradas por inteligência artificial, que mostram o presidente vestido como papa, rugindo ao lado de um leão e regendo uma orquestra no Kennedy Center, principal complexo de artes de Washington.

O governo americano enviou agentes federais ao estado de Minnesota, governado pela oposição democrata, como parte de sua política contra a imigração. A tensão aumentou desde o assassinato da manifestante Renee Good por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Leia Também:  Alckmin: todo empenho vai ser feito com urgência para retirar mais produtos do tarifaço

© Agence France-Presse

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade