A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia, realizou uma ação de fiscalização nesta quarta-feira (21/1). Em conjunto com a Vigilância Sanitária, a operação, denominada “Visita Inesperada”, ocorreu em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) na capital.
A ação teve como objetivo averiguar uma denúncia sobre possíveis irregularidades no local. Durante a vistoria, as equipes verificaram as condições estruturais, sanitárias, assistenciais e de segurança da instituição, assegurando a proteção integral dos idosos, conforme o Estatuto do Idoso e as normativas sanitárias.
A diligência envolveu uma inspeção minuciosa nas dependências do abrigo. Foram avaliados aspectos como higiene, organização dos ambientes, armazenamento e preparo de alimentos, condições de saúde dos acolhidos, suporte técnico, atuação dos cuidadores, segurança e a regularidade do funcionamento.
A Delegacia do Idoso reforçou que a Operação Visita Inesperada possui caráter preventivo, educativo e fiscalizatório. O objetivo é garantir a integridade física e psicológica, além da qualidade do atendimento à população idosa em Goiânia.
A Polícia Civil não divulgou as condições específicas em que o abrigo foi encontrado.
Como mostrou o PORTAL NG, em 26 de novembro do ano passado, um abrigo para idosos em Goiânia foi multado. A Deai e a Vigilância Sanitária constataram na ocasião a persistência de graves irregularidades naquele local.
A ação de novembro foi uma resposta a uma denúncia anônima encaminhada pelo Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O relato apontava condições inadequadas de cuidado, alimentação e higienização. Também havia a suspeita de ausência de profissionais devidamente habilitados para o atendimento.
A notícia-crime detalhava que os idosos recebiam alimentos com odor desagradável e carne de cor escura. A alimentação carecia de verduras ou frutas, e foram mencionadas falhas graves de higiene ambiental. Naquela vistoria, a equipe policial descobriu que o estabelecimento já era reincidente nas irregularidades.
A Vigilância Sanitária havia realizado uma inspeção no início de 2025, quando diversas inconformidades foram registradas e uma notificação para adequações foi emitida. Diante das constatações da operação em novembro, a Deai instaurou um inquérito policial para investigar o crime de maus-tratos.
Como não foram divulgados os nomes dos abrigos no caso anterior e no atual, não foi possível ao NG verificar se se trata do mesmo estabelecimento.
O post Polícia faz ‘visita inesperada’ em abrigo de idosos em Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










