O governador Ronaldo Caiado lançou, nesta terça-feira (20/1), em Goiânia, os programas Codego Mais Legal e Descomplica Codego, iniciativas da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) voltadas à redução da burocracia, à regularização de empresas e ao fortalecimento da segurança jurídica nos distritos industriais administrados pelo Estado. As medidas buscam destravar investimentos privados e criar um ambiente mais favorável à expansão empresarial em Goiás.
Durante o evento, Caiado ressaltou que as ações representam um marco na relação entre o poder público e o setor produtivo: “Isto é liberdade total. É desburocratização, segurança jurídica e garantia da propriedade àquelas pessoas que estão nos distritos há mais de 30 anos e que, por muito tempo, enfrentaram processos burocráticos e situações de chantagem em governos anteriores”, afirmou.
Segundo ele, o novo modelo permite que o empresário invista com confiança:
Foto: André Saddi e Wesley Costa
“O Estado tem que ajudar, criar condições e depois liberar, sem querer encabrestar o empresário”, completou Ronaldo Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela destacou a mudança de postura da gestão estadual em relação ao passado. Ele relembrou experiências acompanhadas ao lado do ex-governador Maguito Vilela e pontuou que, hoje, o cenário é de credibilidade institucional:
“Temos uma mudança cultural clara, com decisões baseadas na moralidade e na impessoalidade, sem favorecimentos”, ressaltou.
Para o presidente da Codego, Francisco Júnior, os programas colocam Goiás em posição de destaque nacional: “Estamos falando da geração de cerca de 50 mil novos empregos em 2026. Somente em Aparecida de Goiânia, são mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos privados”, afirmou.
Atualmente, mais de 120 empresas aguardam autorização para se instalar nos distritos industriais administrados pela companhia.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, reforçou que as medidas oferecem previsibilidade ao setor produtivo: “O que o governador faz hoje é garantir segurança jurídica para que os empresários possam investir, crescer e gerar empregos em Goiás”, disse.
Menos burocracia
O Codego Mais Legal tem como foco a regularização de pendências administrativas, contratuais e financeiras das empresas já instaladas nos distritos industriais. O programa permite a renegociação de débitos não tributários, com redução de multas e juros, além da resolução de irregularidades contratuais, problemas de uso e ocupação dos imóveis, locações irregulares e atividades paralisadas.
Já o Descomplica Codego promove a simplificação das normas, eliminando cláusulas que dificultavam a consolidação da propriedade, autorizando a locação de imóveis dentro dos distritos e padronizando critérios técnicos. Na prática, as medidas ampliam o acesso ao crédito, valorizam os imóveis e facilitam a expansão das empresas. As iniciativas integram o novo modelo de atuação da companhia, o Codego 5.0, estruturado nos pilares de regularização, expansão e modernização.
Autonomia e novos investimentos
Durante a solenidade, empresas receberam escrituras definitivas e tiveram cláusulas resolutivas retiradas, garantindo a posse plena das áreas onde estão instaladas. Os atos simbolizam uma nova etapa no relacionamento entre a Codego e o setor produtivo goiano.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, destacou a relevância do momento: “É um marco histórico. Muitos empresários encerraram suas atividades ao longo dos últimos 50 anos sem ver isso se tornar realidade. Hoje, vivemos um novo cenário para a indústria goiana”, afirmou.
O post Caiado lança programas para impulsionar investimentos industriais em Goiás apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












