A chuva forte que caiu sobre Goiânia na madrugada desta terça-feira (20/1) provocou alagamentos e levou ao bloqueio de vias importantes, como a Marginal Botafogo e a ponte da Avenida Marechal Rondon, na região da Fama. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta de emergência, destacando os riscos da precipitação intensa e contínua que atingiu toda a capital durante a noite.
O órgão municipal alertou para o perigo de enxurradas e alagamentos em pontos críticos da cidade. A orientação para a população foi buscar abrigo seguro e evitar deslocamentos, sobretudo nas áreas sob chuva mais forte. Por segurança, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) precisou interromper temporariamente os acessos à Marginal Botafogo, na altura das avenidas Jamel Cecílio e Independência.
“A interdição da via foi necessária devido à elevação do nível do Córrego Botafogo, para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, informou a secretaria.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as regiões sudoeste, leste e oeste de Goiânia registraram os maiores volumes de chuva, com mais de 70mm acumulados no Parque Atheneu e no Parque Amazônia.
O Cimehgo explicou que as chuvas desta terça-feira (20) são resultado do avanço de uma frente fria sobre Goiás, fenômeno que deve provocar tempestades em mais de 200 cidades. O deslocamento dessa frente intensificou a nebulosidade em todo o estado durante a madrugada, gerando precipitações volumosas e tempestades severas.
Conforme mostrou o PORTAL NG, o fenômeno deve favorecer a formação da segunda Zona de Convergência do Atlântico Sul de 2026. Esse sistema estabelece um corredor de umidade que transporta vapor de água da Amazônia até o sudeste do país, resultando na formação de chuvas intensas. O Cimehgo reforçou o alerta para instabilidade, recomendando atenção a raios, queda de granizo e rajadas de vento.
O post Chuva na madrugada alaga ruas e provoca transtornos em Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










