França: Ministro avalia enviar terminais de satélite de concorrente da Starlink ao Irã

franca:-ministro-avalia-enviar-terminais-de-satelite-de-concorrente-da-starlink-ao-ira
França: Ministro avalia enviar terminais de satélite de concorrente da Starlink ao Irã

publicidade

A França está analisando a possibilidade de enviar terminais de satélite da Eutelsat – concorrente da Starlink – ao Irã para ajudar a restabelecer o acesso à internet após um recente apagão nas comunicações imposto pelas autoridades iranianas, informou nesta quarta-feira, 14, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot.

“Estamos explorando todas as opções, e a que você mencionou está entre elas”, respondeu ele, ao ser questionado no plenário por parlamentares franceses. Barrot classificou a repressão como “a mais violenta da história contemporânea do Irã”.

Assim como o governo francês, no último domingo o presidente dos EUA, Donald Trump, já havia prometido que pretende conversar com o bilionário Elon Musk sobre a possibilidade de restaurar o acesso à internet no Irã por meio do serviço de satélite Starlink, operado pela empresa SpaceX.

No Irã, o chefe do judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, sinalizou nesta quarta que haverá julgamentos rápidos e execuções para aqueles detidos em protestos nacionais. Os comentários surgem enquanto ativistas alertavam que enforcamentos dos detidos poderiam ocorrer em breve.

Leia Também:  Ônibus com 50 pessoas cai no Rio Tocantins; motorista morre afogado

Desde o início dos protestos, em 28 de dezembro, mais de 18 mil pessoas foram presas e mais de 2.500 foram mortas, a grande maioria manifestantes, de acordo com a Human Rights Activists News Agency. A organização conta com uma rede de ativistas dentro do Irã, que confirma todas as fatalidades relatadas.

Estadão Conteúdo.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade