Ministério lança campanha contra racismo no carnaval

ministerio-lanca-campanha-contra-racismo-no-carnaval
Ministério lança campanha contra racismo no carnaval

publicidade

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou, nessa segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, a campanha ‘Sem racismo o carnaval brilha mais’. A ação visa destacar a contribuição da cultura negra para o carnaval e combater discriminações e violências durante a folia.

A iniciativa distribui adesivos e leques educativos em blocos, desfiles de escolas de samba e eventos carnavalescos. Os materiais alertam que ofensas baseadas na cor de pele configuram injúria racial e criticam fantasias estereotipadas, como a ‘nega maluca’ ou representações depreciativas de indígenas, religiões afro e personagens negros.

“Não cabem mais fantasias depreciativas sobre a cultura negra, religiões afro, personagens negras, muito menos mulheres negras. Isso não dá mais”, afirmou Tiago Santana, secretário de Combate ao Racismo do ministério, à Agência Brasil. Ele enfatizou que a campanha busca enfrentar agressões diretas e preservar a presença negra na festa, combatendo o embranquecimento e o apagamento histórico.

As ações começam no próximo sábado (17) e se estendem até o fim do carnaval, incentivando vítimas a denunciarem incidentes pelo Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou pela Ouvidoria do MIR, via e-mail [email protected]. Os órgãos oferecem suporte para formalizar queixas em delegacias.

Leia Também:  Toffoli libera retomada do caso Master, mas determina que materiais apreendidos fiquem em seu gabinete

No Rio, há parceria com a Liga RJ, que organiza os desfiles do grupo de acesso (Série Ouro). O material será distribuído em ensaios e apresentações na Sapucaí. No dia 13 de fevereiro, o ministério participará com uma faixa, ao lado de ativistas e lideranças, sinalizando que atos racistas serão monitorados e punidos.

A campanha também se estende à Bahia e a 30 municípios do Programa Juventude Negra Viva. O MIR planeja ampliá-la em 2025, após circulação inicial em mídias digitais. A ministra Anielle Franco destacou, em nota, que o carnaval é um momento de diversão, respeito, cultura, arte, resistência e resiliência, especialmente para as mãos negras que o constroem.

A pasta espera que outras instituições adotem o material, ampliando sua divulgação em eventos, mídias e redes sociais.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade