Comissão aprova assistência jurídica a policiais no exercício da função

comissao-aprova-assistencia-juridica-a-policiais-no-exercicio-da-funcao
Comissão aprova assistência jurídica a policiais no exercício da função

publicidade

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, um projeto de lei que assegura assistência jurídica gratuita, paga pelo Estado, a policiais civis e federais acusados de infrações civis, penais ou administrativas cometidas no exercício de suas funções. A proposta altera a Lei Orgânica das Polícias Civis e o regime jurídico da Polícia Federal, garantindo defesa oficial em casos como acusações de abuso de autoridade em abordagens ou danos em operações policiais, como perseguições e apreensões de bens.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que incorporou emenda do deputado Nicoletti (União-RR) para ampliar o alcance da medida original, apresentada pelo deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) no Projeto de Lei 2468/25. Segundo o relator, a iniciativa reforça a proteção institucional dos agentes de segurança, que frequentemente enfrentam situações de alto risco, como confrontos armados e ações contra organizações criminosas.

“Muitos agentes acabam submetidos à judicialização por atos decorrentes do estrito cumprimento do dever legal, encontrando-se na condição de investigados ou acusados por terem agido em defesa da sociedade”, argumentou Bilynskyj.

Leia Também:  Demitido por Lula, Márcio Macêdo diz que deixou o governo com acordo para ser candidato em 2026

Uma das principais mudanças do substitutivo permite que estados e municípios editem leis para estender a assistência jurídica a outras categorias, como guardas municipais, agentes de trânsito, peritos criminais e profissionais de segurança socioeducativa.

A proposta tramitará em caráter conclusivo pelas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovada nessas instâncias, seguirá para análise no Senado Federal, onde precisará de aprovação para se tornar lei.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade